Com a limpeza dos terrenos, galhos acumulados ao longo das ruas podem provocar queimadas. Até sofás são descartados

Mesmo com os frequentes índices de baixa umidade do ar verificados em , nos últimos dias, moradores de vários bairros da Capital têm colocado lixo acumulado da limpeza de terrenos e poda das árvores nas ruas dos bairros. Os galhos secos podem resultar em incêndios nestes locais.

A reportagem do Midiamax visitou alguns bairros onde pôde constatar que, além de galhos secos e mato, até sofás são descartados indevidamente.

Na Coophatrabalho, próximo à avenida Florestal, nossa reportagem verificou que o matagal formado em um terreno particular invadiu a calçada e passou a servir como depósito de entulho de outras limpezas.

Na região da rua Silveira Martins, próximo a avenida Júlio de Castilhos, muitos galhos secos na calçada obstruem a passagem dos pedestres que deve caminhar pela rua.

No bairro Oliveira, na rua José Garcia Lopes e Maria José de Freitas, a reportagem verificou vários amontoados de galhos de árvore e mato seco, atrapalhando a passagem dos veículos e das pessoas.

Rodrigo Torres, morador do bairro, revelou que o lixo está no local há cerca de uma semana. “No horário de pico essas montanhas de lixo tiram a visibilidade do motorista. Até agora não vi nenhum acidente, mas não vai demorar muito pra acontecer.”, constata o .

Prefeitura

Quanto ao risco de e acidentes que o acumulo de restos provenientes da limpeza das calçadas podem acarretar, a Prefeitura de Campo Grande informou que a limpeza das ruas do bairro Oliveira está programada desde a quinta-feira, 9, e a retirada dos galhos deve ser feita em breve.

A limpeza nos bairros segue um cronograma, atualizado diariamente em seu site (www.pmcg.ms.gov.br), com várias equipes atuando em diversas regiões da cidade. Os serviços são cascalhamento, tapa-buracos, varrição, pintura de meio-fio e limpeza de bueiros e boca-de-lobo, patrolamento e .

A multa para o cidadão que coloca lixo nas ruas varia entre R$ 1.542,50 e R$ 6.170. Conforme a Prefeitura, primeiro o proprietário do terreno ou residência é notificado e tem 15 dias para regularizar a situação. A multa só é aplicada caso a limpeza não seja realizada.

O número para denúncias quanto à limpeza de terrenos e queimadas indevidas é o 156.