Livro de escritor sul-mato-grossense é escolhido para vestibular pelo segundo ano
O livro “Silvino Jacques, o Último dos Bandoleiros”, do escritor sul-mato-grossense Brigido Ibanhez, foi um dos selecionados para o vestibular 2013 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Em 2012, o livro também foi selecionado pela Universidade. Silvino Jacques faz referência ao afilhado do ex-presidente Getúlio Vargas que se tornou bandoleiro ao vir para o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O livro “Silvino Jacques, o Último dos Bandoleiros”, do escritor sul-mato-grossense Brigido Ibanhez, foi um dos selecionados para o vestibular 2013 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Em 2012, o livro também foi selecionado pela Universidade. Silvino Jacques faz referência ao afilhado do ex-presidente Getúlio Vargas que se tornou bandoleiro ao vir para o antigo Mato Grosso na década de 1930.
Por contrariar interesses políticos e familiares, o livro foi apreendido pela Justiça em 1986 e o escritor foi perseguido e ameaçado de morte, tendo que se exilar em Pernambuco. Finalmente, a obra foi liberada pelo Tribunal do Estado, em 1992, quando o escritor foi, então, adotado pelo Pen Club International, organização ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).
“Silvino Jacques, o Último dos Bandoleiros”
Nascido em São Borja (RS), a permanência do capitão Silvino Jacques naquele Estado, se tornou insustentável, e, por orientação do seu padrinho (Getúlio Vargas), tomou o rumo do Mato Grosso.
Sua participação na Revolução de 32 foi decisiva, quando às margens do Rio Perdido, levou os constitucionalistas a uma derrota em Porto Murtinho (MS), fato que deu a vitória aos legalistas.
Após o episódio, se colocou a serviço do latifúndio e dos interesses políticos do padrinho presidente, expulsando os paraguaios que compravam terras no Brasil.
Depois da trágica morte do paraguaio, Manoelito Coelho, formou-se uma captura, comandada pelo delegado Orcírio dos Santos, que moveu uma perseguição ao bandoleiro, transformando a região num palco de sangrentas disputas.
Serviço
O livro pode ser encontrado na Casa do Artesão e nas livrarias Lê e Leitura, em Campo Grande. Também é possível solicitar um exemplar pelo telefone (67) 3423-0760, ou pelo e-mail: [email protected]
Sobre o autor
Brígido Ibanhes nasceu em Bella Vista Norte (PY) em 1947, com registro no Distrito de Nunca-Te-Vi, Bela Vista (MS), Brasil.
Como escritor, Brígido Ibanhes revela nos seus livros a magia das lendas nativas e o carisma dos míticos personagens históricos. Sua militância política extrapola os limites da simples ideologia política, e se aproxima de conceitos humanísticos e sociais formulados pelo Homem de Nazaré.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.