Livro conta ocupação de MS a partir da pecuária bovina

O livro “A Pecuária Bovina no Processo de Ocupação e Desenvolvimento Econômico do Pantanal Sul-mato-grossense”, do professor e historiador Paulo Marcos Esselin promete causar uma revolução na história de Mato Grosso do Sul. “Vou apanhar um pouco”, brincou o professor ao dizer que seu livro vem mudar conceitos já estabelecidos. Ele conta que sempre se […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O livro “A Pecuária Bovina no Processo de Ocupação e Desenvolvimento Econômico do Pantanal Sul-mato-grossense”, do professor e historiador Paulo Marcos Esselin promete causar uma revolução na história de Mato Grosso do Sul.

“Vou apanhar um pouco”, brincou o professor ao dizer que seu livro vem mudar conceitos já estabelecidos.

Ele conta que sempre se acreditou que o rebanho bovino de MS tinha vindo de Minas Gerais, mas em seu livro, aponta que na verdade esse processo vem de muito antes, da época das reduções Jesuíticas.

“Os jesuítas espanhóis, vieram pelo Paraguai, e fundaram a cidade de Santiago de Cheréis, a 12 km de Aquidauna. Ali introduziram a cultura bovina. Esses pioneiros introduziram o gado. Eles trouxeram as atividades deles, e assim o bovino. O intuito era de tirar os índios da própria cultura e introduzi-los nessa nova e assim evangelizá-los”, explica.

Quando os jesuítas foram embora, esse gado ficou, e foi crescendo sem trato nenhum. Esse gado chamou a atenção de Solano López, presidente do Paraguai, na época da Guerra do Paraguai, que decidiu invadir o Mato Grosso de olho no rebanho.

Entretanto, o professor disse que Solano não conseguiu seu objetivo, já que a cavalaria do Paraguai ficou doente. “Os cavalos pegaram a ‘doença das cadeiras’ e Solano não conseguiu tirar o rebanho.

O boi mais uma vez cresceu, e muitos soldados foram se estabelecendo na região, e assim começou a ocupação de MS, conclui.

Lançamento

O livro “A Pecuária Bovina no Processo de Ocupação e Desenvolvimento Econômico do Pantanal Sul-mato-grossense”, de Paulo Marcos Esselin vai ser lançado na sexta-feira (25), às 19h, na Morada do Baís – Via Morena, 1.140, Centro.

Para mais informações ligue (67) 9978-9165.

Conteúdos relacionados