Livro conta ocupação de MS a partir da pecuária bovina
O livro “A Pecuária Bovina no Processo de Ocupação e Desenvolvimento Econômico do Pantanal Sul-mato-grossense”, do professor e historiador Paulo Marcos Esselin promete causar uma revolução na história de Mato Grosso do Sul. “Vou apanhar um pouco”, brincou o professor ao dizer que seu livro vem mudar conceitos já estabelecidos. Ele conta que sempre se […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O livro “A Pecuária Bovina no Processo de Ocupação e Desenvolvimento Econômico do Pantanal Sul-mato-grossense”, do professor e historiador Paulo Marcos Esselin promete causar uma revolução na história de Mato Grosso do Sul.
“Vou apanhar um pouco”, brincou o professor ao dizer que seu livro vem mudar conceitos já estabelecidos.
Ele conta que sempre se acreditou que o rebanho bovino de MS tinha vindo de Minas Gerais, mas em seu livro, aponta que na verdade esse processo vem de muito antes, da época das reduções Jesuíticas.
“Os jesuítas espanhóis, vieram pelo Paraguai, e fundaram a cidade de Santiago de Cheréis, a 12 km de Aquidauna. Ali introduziram a cultura bovina. Esses pioneiros introduziram o gado. Eles trouxeram as atividades deles, e assim o bovino. O intuito era de tirar os índios da própria cultura e introduzi-los nessa nova e assim evangelizá-los”, explica.
Quando os jesuítas foram embora, esse gado ficou, e foi crescendo sem trato nenhum. Esse gado chamou a atenção de Solano López, presidente do Paraguai, na época da Guerra do Paraguai, que decidiu invadir o Mato Grosso de olho no rebanho.
Entretanto, o professor disse que Solano não conseguiu seu objetivo, já que a cavalaria do Paraguai ficou doente. “Os cavalos pegaram a ‘doença das cadeiras’ e Solano não conseguiu tirar o rebanho.
O boi mais uma vez cresceu, e muitos soldados foram se estabelecendo na região, e assim começou a ocupação de MS, conclui.
Lançamento
O livro “A Pecuária Bovina no Processo de Ocupação e Desenvolvimento Econômico do Pantanal Sul-mato-grossense”, de Paulo Marcos Esselin vai ser lançado na sexta-feira (25), às 19h, na Morada do Baís – Via Morena, 1.140, Centro.
Para mais informações ligue (67) 9978-9165.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.