Linha branca tem IPI menor até junho

A desoneração da linha branca será mantida até junho. Inicialmente previsto para valer entre dezembro de 2011 e março de 2012, o benefício acaba de ter a ampliação do seu prazo confirmada pelo governo, que agora discute com representantes do setor a possibilidade de estender a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para fogões […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A desoneração da linha branca será mantida até junho. Inicialmente previsto para valer entre dezembro de 2011 e março de 2012, o benefício acaba de ter a ampliação do seu prazo confirmada pelo governo, que agora discute com representantes do setor a possibilidade de estender a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para fogões (de 4% para zero), geladeiras (de 15% para 5%), máquinas de lavar (20% para 10%) e tanquinhos (de 10% para zero) por mais seis ou nove meses. O objetivo é manter o estímulo ao consumo.

Entre dezembro e fevereiro, as vendas de eletrodomésticos da linha branca cresceram em média 22,63%, segundo dados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) publicados na edição dessa sexta-feira, 23, pelo jornal Folha de S. Paulo. Já a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), estima um acréscimo entre 10% a 15% nas vendas realizadas durante a vigência da medida, puxadas especialmente pelas lavadoras de roupa.

Objetos de desejo

Segundo a pesquisa O Observador – realizada pela Cetelem BGN, empresa do grupo BNP Paribas, em parceria com a Ipsos Public Affairs – os eletrodomésticos são hoje o segundo principal objeto de desejo do brasileiro, atrás somente da intenção de compra de móveis. Das 1,5 mil pessoas entrevistadas no mês de dezembro do ano passado em nove capitais, 30% pretendem adquirir eletrodomésticos e 38% almejam gastar mais com a compra de móveis em 2012. Em terceiro lugar estão as compras ligadas à área de lazer/viagem, seguida por telefone celular, tevê, hi-fi e vídeo, computador doméstico, decoração, carro, ferramentas do tipo “faça você mesmo”, propriedades, motos e equipamentos esportivos.

Conteúdos relacionados