Lei que valoriza atletas campo-grandenses de corrida de rua é aprovada

Em votação simbólica, foi aprovado nesta quinta-feira (22), na Câmara Municipal, o projeto de lei nº 7.157/12, que visa a valorização dos atletas campo-grandenses adeptos da corrida de rua. Apelidado de “Prata da Casa”, o projeto prevê premiação em dinheiro para atletas que residem na Capital em provas com mais de 300 competidores e que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em votação simbólica, foi aprovado nesta quinta-feira (22), na Câmara Municipal, o projeto de lei nº 7.157/12, que visa a valorização dos atletas campo-grandenses adeptos da corrida de rua. Apelidado de “Prata da Casa”, o projeto prevê premiação em dinheiro para atletas que residem na Capital em provas com mais de 300 competidores e que tenham todo ou qualquer tipo de apoio, seja ele financeiro, logístico, operacional ou institucional, concedido pela Prefeitura Municipal, para a realização do evento.

A sessão foi acompanhada por atletas da Acorp (Associaçao dos Corredores de Rua e Pista de Campo Grande) e da Associação Desportiva Rios, entidade esta responsável por levar a ideia para o vereador Mario Cesar, autor do projeto. “Essa lei não existiria sem a determinação da corredora Elidia [Marques Brito] e de seu marido [Edmar] Rios [Almiron]”, explica o parlamentar. “Espero que consigamos dar um pouco mais de ânimo e estrutura para nossos corredores, dando inclusive condições para que façam viagens para disputar eventos fora da Capital”, completa.

Para os atletas Yeltsin Jacques, de 21 anos, e Nelicio da Silva Antônio, de 35 anos, a iniciativa vai começar a mostrar respeito ao atleta campo-grandense. “Viajo muito e em outras cidades isso já existe. Vai ser um grande incentivo para os corredores”, diz Yeltsin. “É um incentivo a mais e mostra interesse do Poder Público no esporte”, ressalta Nelicio.

Como funciona – Os participantes da corrida de rua que venham a obter classificação de prêmios na categoria principal, não serão contempladas na premiação da categoria especial. A Fundação Municipal de Esportes definirá os critérios para identificar o local da residência dos atletas campo-grandenses, não levando em conta apenas a naturalidade dos corredores.

Caso haja premiação em dinheiro, a categoria “Pratas da Casa” será premiada tanto no naipe masculino quanto no feminino, com um valor equivalente a uma percentagem digna do prêmio da principal categoria de cada naipe – que será definido no regulamento de cada corrida pela Fundação Municipal de Esportes.

Conteúdos relacionados