Juíza derruba 3º levantamento de pesquisa IPEMS em Campo Grande
Pela terceira vez, o IPEMS pediu registro de pesquisa incluindo apenas o candidato governista Edson Giroto (PMDB) em simulação de segundo turno em Campo Grande e a juíza Elizabeth Rosa Baisch, da 36ª zona eleitoral, voltou a vetar a divulgação do levantamento nesta quarta-feira (12). Diante da insistência do instituto e do Jornal Correio do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pela terceira vez, o IPEMS pediu registro de pesquisa incluindo apenas o candidato governista Edson Giroto (PMDB) em simulação de segundo turno em Campo Grande e a juíza Elizabeth Rosa Baisch, da 36ª zona eleitoral, voltou a vetar a divulgação do levantamento nesta quarta-feira (12).
Diante da insistência do instituto e do Jornal Correio do Estado, que contratou o IPEMS, a magistrada decidiu proibir o registro de novas pesquisas contendo o mesmo questionário, impugnado em situações anteriores.
“Deverão abster-se de registro de pesquisa que contenham questionários anteriormente impugnados os quais já foram alvos de análise deste juízo, o que acarretou a suspensão liminar da divulgação daqueles trabalhos”, escreveu Elizabeth na decisão. “Sob pena de desobediência de ordem judicial”, acrescentou. Ela ainda deu prazo de 48 horas para o IPEMS e o Correio do Estado apresentar defesa.
O pedido para barrar a divulgação da pesquisa partiu das coligações “Novo Tempo”, do candidato Reinaldo Azambuja (PSDB), e “A Força da Gente”, representada por Alcides Bernal (PP). “Fica uma mensagem subliminar de que ele vencerá o primeiro turno e irá à segunda etapa da eleição”, comentou o advogado de Bernal, Lênio Ben Hur.
IBOPE na mira
As duas coligações também pediram a impugnação da pesquisa do IBOPE, contratada pela TV Morena para ser divulgada na próxima sexta-feira (14). “Por entendermos que a metodologia aplicada é contraditória e que pode gerar resultado não confiável e interferir substancialmente no resultado final da pesquisa”, argumentou o advogado da coligação “A Força da Gente”.
Segundo ele, o instituto não adiantou as regiões onde o levantamento está sendo feito. “Gera o risco de realizar as entrevistas em redutos eleitorais de determinados candidatos, prejudicando os demais”, comentou.
A coligação “Novo Tempo”, por sua vez, alega que o IBOPE realizou apenas simulações de segundo turno com os candidatos Edson Giroto e Alcides Bernal.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.