Jovens discutem emprego e educação no Mercosul
Problema comuns aos jovens dos países que integram o Mercosul como o desemprego, a falta de educação de qualidade e de capacitação profissional são temas de discussão na 9ª Reunião Especializada de Juventude no Mercosul, que começou hoje (2) e vai até amanhã (3). A mobilização dos jovens é para produzir diretrizes e sugestões para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Problema comuns aos jovens dos países que integram o Mercosul como o desemprego, a falta de educação de qualidade e de capacitação profissional são temas de discussão na 9ª Reunião Especializada de Juventude no Mercosul, que começou hoje (2) e vai até amanhã (3).
A mobilização dos jovens é para produzir diretrizes e sugestões para enfrentar esses desafios e que serão encaminhadas aos governantes dos países do Mercosul, que se reúnem em Brasília na próxima sexta-feira (7), na Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul.
A atenção à juventude rural é outro tema que vem ocupando cada vez mais espaço nas discussões, segundo a secretária nacional de juventude, Severine Macedo. “Juventude rural é um tema forte de consenso dessa agenda. Temos um cenário em todo o Mercosul de êxodo rural da juventude e temos uma aposta na agricultura familiar para garantir a soberania alimentar de nossos povos. Então, se não houver um investimento para que os jovens permaneçam no campo, tende a diminuir muito a agricultura familiar”, explicou.
Entres os participantes da reunião estão representantes do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Venezuela, e também dos países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Além das pautas específicas, os jovens querem colocar em debate estratégias para que a integração do Mercosul extrapole o foco econômico e político e ocorra a efetiva integração social e cultural entre os povos do bloco.
“Precisamos chamar a atenção para a proposta de que o Mercosul não é apenas para juntar os países para vender e comprar, mas que se pense também em integrar os povos e a juventude”, disse o representante do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Ademivaldo Teles.
A argentina Laura Braiza, da Organização Ibero-Americana de Juventude, também destaca o tema da inclusão social. “A juventude sul-americana deve se unir para que o Mercosul caminhe em direção a construção de democracias com maior inclusão social. Precisamos somar projetos de integração pensando temas da juventude”, disse.
A Reunião Especializada de Juventude no Mercosul é um órgão consultor do Mercosul que reúne autoridades de governo na área de juventude e é aberta também à participação de organizações da sociedade civil. Com periodicidade semestral, busca fortalecer as políticas juvenis nos países que compõem o bloco.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.