Depois de trazer para Corumbá, o jornalista Maurício Kubrusly, em outubro do ano passado, o projeto “Sempre um Papo” oportunizará aos corumbaenses uma conversa com o também jornalista e escritor Zeca Camargo. O evento, que é patrocinado pela empresa de mineração Vale, está marcado para ocorrer na próxima terça-feira, 28 de agosto, a partir das 19h30, no anfiteatro Salomão Baruki, localizado na rua Poconé esquina com a Batista das Neves, no bairro Universitário.

A proposta do projeto “Sempre um Papo”, que tem como slogan “Literatura em todos os sentidos”, é realizar encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros por todo o país. Em Corumbá, Zeca Camargo falará sobre “Viagens, música e literatura”, além de autografar seus livros. O encontro tem entrada gratuita e contará com a mediação do idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges.

No encontro, Zeca Camargo falará de sua experiência de passar por quase 20 culturas diferentes em um curto espaço de tempo, devido a uma série do Fantástico, em que os espectadores escolhiam o próximo destino e todas as imagens dessa série eram enviadas por internet dos quatro continentes. No evento, ele mostra como enfrentar desafios se adaptando a cada dia com criatividade e humor. Vivências, aprendizados e lições de uma aventura única, que se transformou no best-seller “A Fantástica Volta ao Mundo”.

Com 20 anos de experiência no jornalismo cultural, Zeca Camargo faz um panorama do crescimento do espaço para esse tipo de cobertura, tanto na mídia impressa como eletrônica – e, sobretudo, sua expansão com a difusão da internet. Da revolução dos cadernos culturais nos anos 80 – que Zeca acompanhou de perto como editor-adjunto da “Folha Ilustrada” (caderno do qual se tornaria editor em 1995) – ao advento da MTV no Brasil (1990/1994), o jornalista participou das principais transformações nas últimas décadas.

Há 12 anos no “Fantástico”, cobrindo principalmente as áreas de entretenimento, cultura e comportamento, Zeca consolidou seu envolvimento com essa editoria que, num cotidiano cada vez mais disperso de informações. Há dois anos, desenvolve um diálogo intenso com esse “novo” consumidor de cultura, através de seu blog no portal de notícias G1, descobrindo e incentivando novas maneiras de interatividade com uma geração que agora não apenas quer se informar do que está acontecendo no campo da cultura, mas também fazer parte dela. Para onde vai essa integração entre consumidor e produtor de cultura? Onde fica o jornalista no meio dessa troca? Qual a tendência para esse setor do jornalismo? E como a convergência de mídias vai transformar a informação sobre cultura? Esses e outros tópicos também estarão em debate.

Zeca Camargo é apresentador do Fantástico da TV Globo e escritor. Já lançou, entre outros sucessos, “Os Bastidores das Entrevistas do Mundo da Música”, “1.000 Lugares Fantásticos no Brasil”, “A Fantástica Volta ao Mundo – Registros e Bastidores de Viagem” e “Novos Olhares”.