Com cenas importantes gravadas em Mato Grosso do Sul, a novela “Alma Gêmea” (TV Globo, 2005) voltou a ser exibida no “Vale a Pena Ver de Novo” nesta segunda-feira (29). No entanto, o que muita gente não sabe é que o canal perdeu a mídia original do terceiro capítulo, de extrema importância para o folhetim, que conta com algumas sequências filmadas em terras sul-mato-grossenses primordiais para o desenvolvimento da história.

No episódio em questão acontece a passagem de tempo da novela, gravada justamente nas águas cristalinas de Bonito, em MS. É quando os anos se passam e a protagonista Serena Anauê passa a ser vivida pela atriz Priscila Fantin, que surge pela primeira vez neste capítulo, nadando com os peixes em um rio da cidade turística usada para ambientar uma parte de sua aldeia.

Veja a cena:

Mas, como pode a emissora ter perdido o capítulo original que marca a virada da trama? Bom, a informação do extravio do arquivo foi revelada pela própria TV Globo quando “Alma Gêmea” foi exibida pelo Canal VIVA, em 2022.

Entenda a explicação para perda de capítulo de “Alma Gêmea”

O fato do VIVA ser uma emissora de acervo, que reprisa as novelas na íntegra, sem edições, exatamente como os folhetins foram ao ar em suas transmissões originais, fez a TV Globo optar por esclarecer que os telespectadores sentiriam uma diferença na exibição do terceiro episódio.

De antemão, o canal divulgou que o capítulo seria transmitido com uma qualidade inferior aos demais, apresentando imagem semelhante às carregadas em internet lenta, diga-se de passagem.

“Quem também tava ansioso pela volta de Alma Gêmea? Eu tava contando as horas para rever o novelão! Mas quero dar um aviso: o capítulo 3 da novela, que vai ao ar no Viva nesta quarta-feira (2) e estará disponível no Globoplay, não pôde ser resgatado da mídia original”, avisou o VIVA aos telespectadores em seu perfil oficial no Twitter, em janeiro de 2022.

“Tivemos que recorrer a uma fonte alternativa. Com isso, a qualidade da imagem foi afetada e apresenta diferenças em relação aos demais capítulos da novela. Pedimos desculpas pelo inconveniente e seguimos trabalhando para trazer pra vocês os grandes clássicos da teledramaturgia”, explicou a mensagem do canal pago.

Na época, a revelação da perda de um capítulo original de uma novela consideravelmente recente causou indignação aos fãs. “Que vergonha! Uma novela de 2005… a TV Globo conserva as fitas das novelas aonde? Na caverna da Cuca?”, foram um dos comentários que repercutiram em 2022.

Apesar disso, a assessoria de imprensa do Canal VIVA esclareceu que uma cópia do capítulo 3 foi extraída do próprio acervo da TV Globo, e não de fontes piratas, como cogitou-se na época. Vale lembrar que, no Globoplay, o referido capítulo também se encontra com baixa qualidade, pelos motivos expostos acima.

Edição absurda vai atrasar o episódio problemático de “Alma Gêmea”

Por conta disso, a exibição do episódio na nova reprise em TV aberta já vem levantando expectativas. Porém, engana-se quem pensa que o terceiro capítulo de “Alma Gêmea” irá ao ar no “Vale a Pena Ver de Novo” nesta quarta-feira, dia 1º de maio.

É que, com a edição grotesca do novo padrão estabelecido pela TV Globo para o “Vale a Pena”, a novela terá apenas 15 minutos de arte até sexta-feira (3), quando termina a reprise de “Paraíso Tropical” (2007).

Esta semana, a TV Globo exibe a famosa e questionável “dobradinha”, com pílulas da novela que assume a faixa dividindo o horário com os capítulos finais, totalmente cortados, da trama que está chegando ao fim. Assim, “Alma Gêmea” tem seu início prejudicado, bem como “Paraíso Tropical” sai de cena completamente picotada.

Esses 15 minutos diários nos cinco primeiros dias farão o primeiro capítulo original de “Alma Gêmea” ser exibido em três nesta reprise, chegando ao fim apenas na quarta-feira (2). Por isso, o capítulo três, cuja mídia original foi perdida, só deverá ir ao ar na semana que vem.

Além da cena da passagem de tempo, o episódio emblemático ainda exibe, também pela primeira vez, Serena adulta vendo a imagem da rosa branca na Gruta do Lago Azul, em Bonito, cidade localizada a 260 quilômetros da capital Campo Grande (MS).

Saiba mais sobre a edição grotesca de “Alma Gêmea” no “Vale a Pena Ver de Novo”:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.