Instrumentista da Capital representa o Estado em festival na Espanha

O instrumentista Marcos Assunção viaja nesta quinta-feira (4) representando o Estado em Madri e Barcelona, na Espanha, durante o Festival TenSamba, onde vai apresentar os ritmos da viola brasileira e ministrar oficina aos espanhóis. Acompanhado dos músicos Guto Costa (bateria e percussão) e Gabriel Basso (contrabaixo), Marcos espera encontrar algum violeiro na Espanha e expandir…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O instrumentista Marcos Assunção viaja nesta quinta-feira (4) representando o Estado em Madri e Barcelona, na Espanha, durante o Festival TenSamba, onde vai apresentar os ritmos da viola brasileira e ministrar oficina aos espanhóis.

Acompanhado dos músicos Guto Costa (bateria e percussão) e Gabriel Basso (contrabaixo), Marcos espera encontrar algum violeiro na Espanha e expandir os conhecimentos musicais dos participantes das oficinas de viola.

Aproveitando a oportunidade, vai também divulgar seus dois CDs, um lançado pelo projeto “Pixinguinha”, outro pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC) do Estado.

“Muito bacana a oportunidade, especialmente em um festival importante no qual já tocaram Gal Costa, Maria Rita, Yamandu Costa e outros artistas renomados”, exclamou o instrumentista.

O intercâmbio cultural em Madrid será em uma praça pública, já em Barcelona, acontecerá em um teatro. A apresentação de Marcos foi divulgada no site oficial do Festival. Veja no link http://www.tensamba.com/?page_id=1025

Sobre o artista

O guitarrista, bandolinista, violonista e pesquisador da nossa viola caipira é graduado em música pela UFMS.

Em 1998 iniciou um trabalho de pesquisa musical que resultou em uma linguagem original, inspirada pela riqueza das mais diversas vertentes da música brasileira.

No mesmo ano, foi classificado no Projeto Pixinguinha – onde gravou o primeiro CD instrumental “Tô Chegando” – e foi Coordenador Pedagógico do Projeto Música MS, que atendia cerca de 800 alunos da rede pública de ensino, com aulas gratuitas de violão erudito e popular.

Já em 2010 foi integrante da Orquestra Sinfônica de Campo Grande e realizou vários concertos onde incluiu no repertório a música “Parquinho”, de sua autoria.

Em 2011 gravou o 2º CD instrumental “Eu, a viola e Eles” através do FIC – Fundos de Investimentos Culturais.

Marcos Assunção já se apresentou em importantes eventos culturais como Festival América do Sul, Circuito de apresentações do Projeto Pixinguinha e na universidade de Antofagasta, no Chile.

Atualmente além de concertista, é coordenador pedagógico do Projeto Violeiros do MS, também pelo FIC.

Conteúdos relacionados