Influência de Londres supera nanicos e PR seguirá em cargo poderoso na Assembleia

Em reunião de líderes nesta terça-feira (27), os deputados estaduais fecharam consenso e superaram movimento de partidos nanicos para ampliar espaço e tirar do PR a primeira secretaria, um dos cargos mais poderosos da Assembleia Legislativa. Segundo o presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB), ficou acordado que o PMDB seguirá na presidência […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em reunião de líderes nesta terça-feira (27), os deputados estaduais fecharam consenso e superaram movimento de partidos nanicos para ampliar espaço e tirar do PR a primeira secretaria, um dos cargos mais poderosos da Assembleia Legislativa.

Segundo o presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB), ficou acordado que o PMDB seguirá na presidência e primeira vice-presidência; o PR, na primeira secretária; o PT, na segunda secretaria e o PTdoB, na terceira vice-presidência.

“A única mudança possível é a inversão na segunda vice-presidência, hoje ocupada pelo PSDB, com a terceira secretaria”, informou Jerson sobre a possibilidade de os tucanos cederem o cargo para representante de um parlamentar dos pequenos partidos.

O presidente ainda ressaltou que na reunião predominou a harmonia, sem disputa por cargos. Indagado sobre o movimento dos nanicos, ele frisou que “não houve argumentação”.

Sobre o fato de o PR, partido sem bancada na Assembleia, ficar por mais dois anos com o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora, Jerson reconheceu que pesou o fato de o deputado Londres Machado (PR) ser considerado por todos “um conselheiro mor e harmônico”. 

Questionado sobre quem ocupará os cargos, o presidente disse que a decisão caberá aos respectivos partidos. O PR decidiu pela indicação de Antônio Carlos Arroyo em cumprimento a acordo de rotatividade com Paulo Corrêa, que ocupou no primeiro biênio a vaga.

Com o apoio de Paulo Duarte (PT) e Laerte Tetila (PT), Pedro Kemp (PT deverá ficar com a segunda secretaria. Cabo Almi (PT) também estava de olho no cargo. O PMDB mantém a indicação de Jerson e de Maurício Picarelli e o PTdoB seguirá com Mara Caseiro na terceira vice-presidência.

A eleição da nova Mesa Diretora, deverá ocorrer ou dia 12 ou dia 18. “De acordo com o Regimento Interno, a escolha precisa ocorrer duas sessões antes do fim dos trabalhos”, explicou Jerson.

Conteúdos relacionados