Influência de Londres supera nanicos e PR seguirá em cargo poderoso na Assembleia
Em reunião de líderes nesta terça-feira (27), os deputados estaduais fecharam consenso e superaram movimento de partidos nanicos para ampliar espaço e tirar do PR a primeira secretaria, um dos cargos mais poderosos da Assembleia Legislativa. Segundo o presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB), ficou acordado que o PMDB seguirá na presidência […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em reunião de líderes nesta terça-feira (27), os deputados estaduais fecharam consenso e superaram movimento de partidos nanicos para ampliar espaço e tirar do PR a primeira secretaria, um dos cargos mais poderosos da Assembleia Legislativa.
Segundo o presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB), ficou acordado que o PMDB seguirá na presidência e primeira vice-presidência; o PR, na primeira secretária; o PT, na segunda secretaria e o PTdoB, na terceira vice-presidência.
“A única mudança possível é a inversão na segunda vice-presidência, hoje ocupada pelo PSDB, com a terceira secretaria”, informou Jerson sobre a possibilidade de os tucanos cederem o cargo para representante de um parlamentar dos pequenos partidos.
O presidente ainda ressaltou que na reunião predominou a harmonia, sem disputa por cargos. Indagado sobre o movimento dos nanicos, ele frisou que “não houve argumentação”.
Sobre o fato de o PR, partido sem bancada na Assembleia, ficar por mais dois anos com o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora, Jerson reconheceu que pesou o fato de o deputado Londres Machado (PR) ser considerado por todos “um conselheiro mor e harmônico”.
Questionado sobre quem ocupará os cargos, o presidente disse que a decisão caberá aos respectivos partidos. O PR decidiu pela indicação de Antônio Carlos Arroyo em cumprimento a acordo de rotatividade com Paulo Corrêa, que ocupou no primeiro biênio a vaga.
Com o apoio de Paulo Duarte (PT) e Laerte Tetila (PT), Pedro Kemp (PT deverá ficar com a segunda secretaria. Cabo Almi (PT) também estava de olho no cargo. O PMDB mantém a indicação de Jerson e de Maurício Picarelli e o PTdoB seguirá com Mara Caseiro na terceira vice-presidência.
A eleição da nova Mesa Diretora, deverá ocorrer ou dia 12 ou dia 18. “De acordo com o Regimento Interno, a escolha precisa ocorrer duas sessões antes do fim dos trabalhos”, explicou Jerson.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Madalena fica abalada com comentários de Chico: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nestaquarta-feira (11)
Raimundo permite que Bia faça estágio na agência: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Ricardo tem as roupas roubadas em Santana do Agreste: Resumo Tieta, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Justino confessa a Pepa que passou seus bens para os filhos: Resumo Cabocla, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.