IHP divulga a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar em Congresso Brasileiro de Mastozoologia

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é parceiro na realização do 6° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, que está acontecendo em Corumbá/MS. A ONG, que é gestora da RPPN Engenheiro Eliezer Batista e faz parte da Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, aproveita o evento para divulgar suas atividades em favor da conservação da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é parceiro na realização do 6° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, que está acontecendo em Corumbá/MS. A ONG, que é gestora da RPPN Engenheiro Eliezer Batista e faz parte da Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, aproveita o evento para divulgar suas atividades em favor da conservação da biodiversidade.

Um estande foi montado no Centro de Convenções do Pantanal, onde parte do evento está sendo realizado, para divulgar a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (RPCSA). Técnicos ambientais do IHP e das outras instituições que compõem a Rede estão prestando informações sobre o trabalho desenvolvido pela Rede no Pantanal.

 A RPCSA abrange cerca de 300 mil hectares do Pantanal de Corumbá e é uma parceria entre o Grupo EBX e o IHP, a Fundação Ecotrópica, o Instituto Acaia Pantanal, Fazenda Santa Tereza e Parque Nacional do Pantanal. As principais ações desenvolvidas são: prevenção e combate a incêndios florestais, em parceria com o Prevfogo (Ibama); fiscalização e monitoramento do Rio Paraguai, com o apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA); pesquisas científicas, com universidades regionais e internacionais; e apoio às comunidades ribeirinhas que vivem no entorno.

O IHP foi criado em 2002 e tem a missão de preservar e conservar o Pantanal, resguardando as características físicas, biológicas e culturais, através do fomento à geração de conhecimento por pesquisas científicas e incentivo às parcerias institucionais.

Em 2008, o IHP formalizou uma parceria técnico-científica com a mineradora MMX, do Grupo EBX, para a gestão da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Eliezer Batista, de 20 mil hectares, situada na Serra do Amolar, região localizada ao norte de Corumbá. Em 2010, o IHP adquiriu a Fazenda Serra Negra, ao lado da reserva, de 253 hectares. Este ano, foi firmada uma parceria com a Universidade de Aveiro, em Portugal, e estão acontecendo cursos e pesquisas científicas em conjunto com a ONG pantaneira.

Conteúdos relacionados