Iguatemi recebe o ‘Ônibus da Saúde’ neste sábado
De fora parece comum, poderia até passar batido se não fosse pelas cores marcantes da Cassems, o azul e o vermelho, ou ainda pelas logomarcas de importantes parceiros que também abraçaram a causa. Mas, internamente, o “Ônibus da Saúde” conta com equipamentos de última geração, salas de exames ginecológicos, mamografias, consultório médico e centro cirúrgico […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De fora parece comum, poderia até passar batido se não fosse pelas cores marcantes da Cassems, o azul e o vermelho, ou ainda pelas logomarcas de importantes parceiros que também abraçaram a causa. Mas, internamente, o “Ônibus da Saúde” conta com equipamentos de última geração, salas de exames ginecológicos, mamografias, consultório médico e centro cirúrgico para procedimentos de pequena e média complexidade. Sobretudo, a unidade móvel leva esperança e tranquilidade à população do interior do Estado, facilitando o acesso a exames e prevenindo doenças como o câncer.
A unidade móvel que atende tanto as beneficiárias da Cassems, quanto os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), estará estacionada neste sábado (29), a partir das 7 horas, na Rua Gilson Andrade Moreira, 103 – Centro.
Além de uma estrutura moderna, o programa conta com uma equipe especializada, experiente e muito atenciosa. Cerca de 80 profissionais se envolvem para dar andamento ao programa, desses, doze profissionais acompanham o ônibus, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
As consultas são agendadas previamente pela equipe da Cassems e pelo SUS municipal. A seleção dos pacientes é realizada conforme a necessidade. O tempo de atraso dos exames é um dos elementos fundamentais na hora da escolha.
Dentre as cidades visitadas, Miranda foi uma das que mais surpreendeu, pela receptividade e satisfação da população atendida. A assistente de atividade educacional Alzira da Costa Alves, 54 anos, nunca havia feito nenhum exame de prevenção ao câncer. “Muitas mulheres de Miranda não tem instruções sobre esses procedimentos, e assim como eu, nunca fizeram esses exames. Isso acontece porque aqui não temos acesso a eles, então, a vinda desse ônibus para cá foi muito importante para nós”, comemora.
Em menos de um ano, esse o programa já apresenta saldo positivo. Criado em outubro de 2011, percorreu 19 municípios e já atendeu mais de três mil pessoas. Tudo isso só é possível graças a parceria entre a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e o Hospital do Câncer Alfredo Abrão.
O Câncer do colo de útero é o segundo mais comum em mulheres no Brasil. É uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais, daí a importância em realizar a prevenção. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram, aproximadamente, 18 mil novos casos de câncer no Brasil em 2010. No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano com mais de 230 mil mortes.
Segundo o coordenador do projeto, Fabrício Colacino Silva, até hoje cerca de 170 pessoas apresentaram traços da doença, sendo 60% de colo de útero e 40% de mama. “Se diagnosticada no início, o câncer tem maiores chances de cura e o que fazemos aqui é justamente o diagnóstico precoce”, explica.
Ele salienta que, além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o projeto e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma. “Não deixamos a desejar a nenhum grande centro no mundo, oferecendo um tratamento digno, humanizado e com garantia de retorno”, disse o oncologista.
O presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, acredita que o “Ônibus da Saúde” traz felicidade para as pessoas. “Este é um projeto que traz, acima de tudo, celebração da vida, e, sendo assim, ele leva felicidade a toda a população de Mato Grosso do Sul”, conta Ayache.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.