I Encontro Estadual de Educação acontece na Capital
Começou nesta quinta-feira (29) o I Encontro Estadual de Educação em Mato Grosso do Sul. O evento que é uma promoção do Ministério Público de Mato Grosso do Sul por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAOPJIJ), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começou nesta quinta-feira (29) o I Encontro Estadual de Educação em Mato Grosso do Sul. O evento que é uma promoção do Ministério Público de Mato Grosso do Sul por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAOPJIJ), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da 27ª Promotoria de Justiça desta Capital, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) continua nesta sexta-feira (30) no Auditório do Centro de Convenções Albano Franco localizado na Av. Mato Grosso, 5017, Carandá Bosque, na Capital.
A ação conta também com o apoio do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), por intermédio do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) e das Comissões Permanentes da Infância e Juventude (COPEIJ) e da Educação (COPEDUC).
A abertura oficial do evento foi presidida pelo Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, Hudson Shiguer Kinashi, representando o Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes. Participaram da mesa solene a Promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo e Coordenadora da Comissão Permanente da Infância, Juventude e Educação (COPEDUC), Maria Cristina Rocha Pimentel; o Promotor de Justiça, Sérgio Fernando Raimundo Harfouche; o Procurador do Estado e Chefe da Coordenadoria Jurídica da Secretaria do Estado de Educação, Nilton Kiyoshi Kurachi (representando o governador André Puccinelli); o deputado Junior Mochi, membro da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul); o Secretário Municipal de Educação, Volmar Vicenti Filipin (representando o prefeito Nelson Trad Filho); o Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Grubits Gonçalves de Oliveira e a Conselheira do Tribunal de Contas, Marisa Joaquina Monteiro Serrano.
O encontro teve início na tarde desta quinta-feira, com apresentação do Painel 1 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Os trabalhos foram coordenados pelo Procurador de Justiça,Antonio Siufi Neto, com o painelista Vander Oliveira Borges (FUNDEB/FNDE-MEC) e o debatedor Volmar Vicente Filippin, Secretário Municipal de Educação (SEMED).
Na sequência foi apresentado o Painel 2 – Plano Nacional de Educação (PNE) coordenado por Maria Cristina Rocha Pimentel, Promotora de Justiça do MP/ES e Presidente do CPEDUC/GNDH/CNPG. O painelista do tema foi Francisco das Chagas Fernandes, Secretário Executivo Adjunto do MEC, debatedora Cheila Cristina Vendrami, Secretária de Estado Adjunta de Educação (SED) e a relatora Maria Luisa Marques Oliveira Robaldo do Conselho Estadual de Educação (CEE). Em seguida aconteceram as Oficinas 1 e 2.
Na manhã desta sexta-feira, o encontro teve início com a exposição do Painel 3- Ministério Público e Educação – Experiências Exitosas. A mesa foi coordenada pelo Procurador de Justiça, Hudson Shiguer Kinashi, como painelista o Promotor de Justiça Sérgio Fernando Raimundo Harfouche e debatedora a Professora Elisa Cesco da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O Painel 4 – Educação Infantil foi coordenado pela Promotora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva, painelista a Promotora de Justiça do MP/RS, Ana Cristina Ferrareze Cirne, debatedora a Professora Ângela Maria Costa (UFMS) e o relator Professor Antonio Carlos do Nascimento Osório (UFMS).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.