Hemosul solicita doações de sangue dos fatores RH negativo

O Hemosul (Centro de Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) solicita mais uma vez o apoio de doadores, principalmente de doações de sangue do tipo negativo, como o O-. A ação preventiva serve para evitar a falta de bolsas no estoque dos fatores RH negativo. “Temos muita necessidade das tipagens negativas, e lembramos que o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Hemosul (Centro de Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) solicita mais uma vez o apoio de doadores, principalmente de doações de sangue do tipo negativo, como o O-. A ação preventiva serve para evitar a falta de bolsas no estoque dos fatores RH negativo.

“Temos muita necessidade das tipagens negativas, e lembramos que o Hemosul atende também o interior do Estado. Atualmente, dois pacientes em Aquidauna e Corumbá estão fazendo hemodiálise e necessitam dessas doações com certa urgência”, informou a assessora do Hemosul, Mayra Franceschi.

A assessora disse que, geralmente, em dezembro e janeiro as visitas ao Hemosul acabam caindo por contas das férias e viagens dos doadores. Mas diferentemente dos outros anos, este início de 2012, as pessoas estão comparecendo em bom número. “Felizmente o movimento está bom mesmo, mas como as plaquetas têm validade curta, em média cinco dias, precisamos estar recebendo doações constantemente”, explicou Mayra.

“É rápido, fácil e não dói nada; e ainda ajuda bastante quem precisa. A gente se sente até melhor em fazer o bem para alguém, sempre faço questão de doar sangue”, revelou Wagner Bem Hur. Há mais de 10 anos, o encarregado de frota é doador e quatro vezes por ano (o indicado), faz a sua parte.

“Vim pra doar sangue pra esposa de um amigo. Quem sabe, agora vou voltar mais vezes e ajudar mais gente também”, falou Rodrigo Prestes Lima, que, pela primeira vez, esteve no Hemosul.

Doadores cadastrados

Atualmente, o Hemosul tem aproximadamente 141 mil doadores cadastrados. A estimativa é que seis mil doações são realizadas todo mês na Hemorrede do Estado.

O número é até alto, mas acontece que nem todos os cadastrados comparecem sempre pra fazer novas doações, o que preocupa o Hemosul.

Para doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 68 anos, estar com boa saúde, ter se alimentado e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Levar documentos pessoais, e os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis ou levar uma autorização desses por escrito.

O Hemosul fica na avenida Fernando Correa da Costa, 1304, centro de Campo Grande. Horário de funcionamento das 7 às 17h30; aos sábados, das 7 às 12H30. Outras informações no telefone: 3312 -1517.

Conteúdos relacionados