Hemonúcleo precisa com urgência de todos os tipos sanguíneos

A pessoa deve estar com documento com foto no ato da doação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A pessoa deve estar com documento com foto no ato da doação

Com os estoques de sangue muito baixos, o Hemonúcleo – banco de sangue do Hospital Universitário – solicita que doadores de todas as tipagens sanguíneas se dirijam até o local e façam suas doações.

Segundo informações do Hemonúcleo, a falta no banco é constante porque as doações não atingem nem o mínimo considerado ideal. Ângela Maura Lemos, da coordenação de captação, explica que o banco tem recebido em média apenas três doadores por dia, quando o ideal seriam 20.

“Usamos muitas bolsas de sangue. Para fazer uma cirurgia cardíaca, por exemplo, são necessárias 20 bolsas. Além disso, muitas pacientes são do interior e a família não consegue trazer doadores para repor os estoques”, aponta.

Doadores

Para doar é preciso ter entre 16 e 68 anos, estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

O doador deve estar com documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação) no ato da doação. Os menores só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.

Pessoas do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano e do feminino, até três vezes. A cada doação é necessário um intervalo, sendo dois meses para o homem e três para mulheres.

Endereço

O hospital fica na rua Filinto Muller, s/n°, no bairro Ipiranga. O telefone para contato é 3345-3168.

Conteúdos relacionados