Geraldo Resende garante que ramal da Ferroeste passará por Dourados
A abertura da licitação para elaboração dos estudos da ferrovia que vai ligar Cascavel, no Paraná, a Maracaju, passando por Mundo Novo e Dourados, em Mato Grosso do Sul, foi motivo de comemoração do deputado federal Geraldo Resende, em pronunciamento feito da tribuna da Câmara nesta terça-feira (19). Vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, Geraldo […]
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A abertura da licitação para elaboração dos estudos da ferrovia que vai ligar Cascavel, no Paraná, a Maracaju, passando por Mundo Novo e Dourados, em Mato Grosso do Sul, foi motivo de comemoração do deputado federal Geraldo Resende, em pronunciamento feito da tribuna da Câmara nesta terça-feira (19). Vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, Geraldo comemora o início de uma caminhada que vai garantir um meio de transporte que trará mais riquezas para toda a região.
O parlamentar vem acompanhando essa luta desde as primeiras discussões junto aos governos federal e estadual, que começaram ainda no governo Lula e resultaram na montagem de uma comissão composta por um representante da Valec, das bancadas de Mato Grosso do Sul e do Paraná, e dos governos dos dois Estados. Este grupo ficou responsável pela discussão e proposição dos traçados.
Uma das discussões aconteceu em 16 de fevereiro de 2011, em encontro que reuniu os governadores dos Estados de Mato Grosso do Sul André Puccinelli e do Paraná Beto Richa, onde foi proposto um traçado alternativo àquele previsto na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).
Naquela reunião Geraldo Resende, na condição de coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso, demonstrou tecnicamente os pontos positivos do traçado proposto. “Acreditamos na viabilidade técnica de um modal que diminui em três quartos os custos de transporte de grãos, se comparado ao transporte rodoviário”, explica.
No dia 12 de abril deste ano, Geraldo Resende esteve com o presidente da Valec José Eduardo Saboya Castelo Branco, quando foi informado e noticiou a data inicial do lançamento da licitação para a escolha da empresa que vai elaborar os estudos do novo traçado. No dia 25 de abril, acompanhado pelo Governador André Puccinelli, demais deputados e o senador Antonio Russo (PR), o parlamentar voltou a falar da importância de se priorizar a ação para o Estado.
O passo mais recente se deu na segunda-feira, dia 18, quando a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias (empresa estatal que tem o papel de construir e explorar a infraestrutura ferroviária no País), abriu o processo licitatório 03/2012 para a contratação de empresa especializada para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da Ferroeste, entre Maracaju-MS e Cascavel-PR, bem como da Ferrovia Norte-Sul, de Panorama-SP até o Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O custo desses estudos está estimado em R$ 5,5 milhões.
Geraldo afirma que a possibilidade de se carrear a produção agrícola de Mato Grosso do Sul por meio das linhas férreas entre Maracaju e Cascavel é motivo de comemoração. “Serão cerca de 450 quilômetros de um ramal que também passará pelos municípios de Mundo Novo e Dourados, contemplando o município mais ao sul do Estado com a implantação de uma nova ponte ferroviária que o ligará à cidade de Guaíra, no Paraná”, salienta o parlamentar.
Ainda de acordo com Geraldo, as maiores economias do mundo já adotaram as linhas férreas como principal meio de transporte de mercadorias. O deputado acrescenta que o grande número de caminhões abarrotados de matéria prima é sinônimo de perigo nas estradas, desperdício e desgaste das rodovias
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