Franco garante que honrará compromissos e pagará dívidas relativas à Itaipu
O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, disse neste sábado (23) que o governo honrará todas as responsabilidades em relação à empresa Itaipu Binacional, inclusive pagando as dívidas, assegurando, assim, o abastecimento no país e as boas relações com o Brasil. Segundo ele, essa é uma das suas prioridades. Nos próximos dias, Franco pretende anunciar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, disse neste sábado (23) que o governo honrará todas as responsabilidades em relação à empresa Itaipu Binacional, inclusive pagando as dívidas, assegurando, assim, o abastecimento no país e as boas relações com o Brasil. Segundo ele, essa é uma das suas prioridades. Nos próximos dias, Franco pretende anunciar o nome do novo dirigente paraguaio da empresa.
“Vamos assumir as dívidas, cumprir todas as responsabilidades, e fortalecer as relações com todos os nossos vizinhos latino-americanos”, disse, na segunda entrevista coletiva depois de tomar posse ontem (22) à noite. Na entrevista, o presidente se concentrou em temas relacionados ao Brasil. “[Honrar os compromissos] é a amostra mais sincera de nossa amizade.”
As questões financeiras envolvendo a Usina de Itaipu dividem o Brasil e o Paraguai. Os paraguaios exigem reajustes das tarifas pagas pelos brasileiros e dizem que há uma “dívida ilegítima” a ser paga. Os brasileiros cobram a dívida paraguaia.
Em janeiro deste ano, a delegação paraguaia no Parlamento do Mercosul (Parlasul) advertiu sobre um suposto “agravo financeiro” em Itaipu que prejudicava o país. A delegação paraguaia mencionou uma “dívida ilegítima”, pois há alguns anos, a pedido do Brasil, a tarifa da energia não aumentou, como estabelece o Tratado de Itaipu (firmado pelos dois países em 1973), para que os custos de operação da hidrelétrica sejam cobertos.
O Paraguai e o Brasil são sócios-proprietários de Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo, construída no Rio Paraná, que estabelece a fronteira entre os dois países. O Brasil consome a maior parte da energia gerada, o que reforça os argumentos paraguaios sobre a cobrança de dívidas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.