FMI pode levantar US$ 500 bilhões em novos recursos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta quarta-feira que precisará levantar mais 500 bilhões de dólares adicionais para dar conta das necessidades de financiamento mundiais, em torno de 1 trilhão de dólares nos próximos anos. Esse valor extra já inclui os 200 bilhões de dólares que os líderes europeus se comprometeram a repassar ao Fundo. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta quarta-feira que precisará levantar mais 500 bilhões de dólares adicionais para dar conta das necessidades de financiamento mundiais, em torno de 1 trilhão de dólares nos próximos anos.

Esse valor extra já inclui os 200 bilhões de dólares que os líderes europeus se comprometeram a repassar ao Fundo. “Nesse estágio preliminar, estamos explorando opções e não comentaremos nada até consultar todos os membros do fundo”, diz o comunicado liberado à imprensa.

Espera-se que a Grã-Bretanha e outros governos da União Europeia que não usam o euro concordem em contribuir com 50 bilhões de euros adicionais. Os Estados Unidos, que vivenciaram uma crise política ano passado em função do alto endividamento público, já deixaram claro que não emprestarão mais recursos ao FMI. O fundo estaria pressionando China, Brasil, Rússia, Índia, Japão e os países exportadores de petróleo a serem os maiores contribuintes para o fundo.

Além dos 500 bilhões de dólares, que devem ser direcionados aos países-membros, o Fundo estima que necessitará de mais 100 bilhões de dólares para ‘colchão de proteção’, segundo fontes.

Conteúdos relacionados