Fiems anuncia início das obras da agência do Senai em Ivinhema para segunda-feira

Após assinar ordem de serviço, o presidente da Fiems e o prefeito Renato Pieretti Câmara visitaram a antiga sede da Someco onde vai funcionar a unidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após assinar ordem de serviço, o presidente da Fiems e o prefeito Renato Pieretti Câmara visitaram a antiga sede da Someco onde vai funcionar a unidade

“Ivinhema é uma cidade que amanhecerá muito mais feliz amanhã (17)”, disse, na tarde desta sexta-feira (16), o prefeito Renato Pieretti Câmara durante reunião, no Paço Municipal da cidade, para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, assinar a ordem de serviço de reforma e ampliação do antigo prédio da Someco (Sociedade de Melhoramento e Colonização) para a implantação de uma Agência de Formação Profissional do Senai para atender a demanda da usina de açúcar, álcool e bioeletricidade do Grupo Adecoagro.
 
“O Senai cumpriu o seu objetivo de atender a demanda da nossa população de obter qualificação profissional. Esse era um anseio antigo de toda a região, pois, antes, os moradores tinham de ir buscar capacitação nas unidades do Senai em outras cidades. Agora, nós poderemos contar com a nossa própria Agência de Formação Profissional do Senai”, pontuou Renato Câmara. “Essa decisão do presidente da Fiems é estratégica para a qualificação de mão de obra para as indústrias instaladas e em processo de instalação na região de Ivinhema”, acrescentou.
 
Sérgio Longen completa que, com a Agência de Formação Profissional do Senai em Ivinhema, o Sistema Fiems atende a necessidade de mão de obra qualificada das indústrias da região. “Com recursos provenientes do Senai, as obras de adequação do espaço já começam a partir desta segunda-feira (19/03) e, após a reforma, o imóvel, que tem 745 m² de área coberta, contará com cinco salas de aula, sala de informática com 30 computadores, biblioteca com livros específicos dos cursos oferecidos, ambiente administrativo com recepção, laboratório de química para 30 alunos e oficina didática de mecânica, além de banheiros adaptados e pátio com estacionamento para unidades móveis do Senai”, informou.
 
Pronatec
 
O diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verrcuk, reforçou que, com a instalação de uma agência do Senai em Ivinhema, os alunos do Ensino Médio da rede pública de educação também poderão ser beneficiados pelos cursos gratuitos oferecidos no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Já o presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda, pontuou que o papel desempenhado pela Fiems em Ivinhema é fundamental para capacitar a mão de obra necessária para atender a demanda da usina do Grupo Adecoagro instalada no município. “A implantação dessa agência também vai ajudar outras usinas que têm a intenção de se instalar na região”, assegurou.
 
Para o gerente-administrativo regional do Grupo Adecoagro, Tomaz Payne, a mão de obra qualificada servirá para alavancar ainda mais a produção da unidade e fazer com que novas plantas da empresa se instalem no município. “A falta de uma agência do Senai na cidade era o nosso grande problema, pois todos os treinamentos eram feitos em outras unidades e agora teremos esse serviço na região. A nossa projeção é, em quatro anos, contratar mais 3 mil funcionários”, garantiu.
 
A agência
 
Localizada na Avenida Miguel Caires esquina com a Rua Francisco Pieretti, em Ivinhema, a Agência, inicialmente, irá oferecer 150 vagas de cursos técnicos distribuídas nos três turnos (manhã, tarde, noite). “Ainda estamos em negociação, mas já estão certos os cursos de mecânica industrial, açúcar e álcool e química”, salientou o diretor regional do Senai, Jesner Escandolhero. Apenas para a usina do Grupo Adecoagro, considerado um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, será necessário formar 2,1 mil trabalhadores no período de 2012 a 2015 em cursos das modalidades de aperfeiçoamento profissional, qualificação profissional, aprendizagem industrial e educação técnica.
 
Além da usina, uma indústria de confecção apontou a necessidade de contratar 250 pessoas qualificadas, fora o interesse das indústrias de laticínio, torrefação de café, fecularia, farinheiras, metalúrgicas, moveleiras e cerâmicas instaladas na região. Na parte de aperfeiçoamento para a usina, estão incluídos cursos de segurança em instalações e serviços com eletricidade, operador de ponte rolante, movimentação de produtos perigosos, transporte coletivo de passageiros, formação de brigadas de emergência, segurança no trabalho em alturas, segurança na operação de guindalto, entre outros.
 
Já na parte de aprendizagem industrial estão incluídos cursos de assistente administrativo industrial, mecânico de máquinas agrícolas, operador de processos na indústria sucroenergética e mecânico de manutenção em motores diesel, enquanto na modalidade de educação técnica fazem parte os cursos de técnico em açúcar e álcool, técnico em manutenção automotiva, técnico em mecânica, técnico em automação industrial e técnico em eletrotécnica.

Conteúdos relacionados