Feira do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul será lançada no dia 14
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o governo gederal, prefeitura municipal e a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), realiza o lançamento, no dia 14, em Dourados, do evento “Cidades das Letras – MS”, onde acontecerá a “I Feria do Livro e Leitura de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o governo gederal, prefeitura municipal e a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), realiza o lançamento, no dia 14, em Dourados, do evento “Cidades das Letras – MS”, onde acontecerá a “I Feria do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul”. A feira faz parte do projeto Caminhos da Leitura, integrante do Circuito Nacional de Feiras do Livro.
O evento será realizado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), parceira do evento. O “Cidades das Letras-MS” tem por objetivo incrementar as ações do Plano Estadual do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul (PELL-MS), lançado em setembro de 2011, em Bonito.
O PELL estabelece metas e estratégias com objetivo de assegurar a democratização do acesso ao livro, a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva e mediadora da leitura como fator relevante para o desenvolvimento da produção intelectual.
O Plano atuará como um norteador do desenvolvimento da leitura, literatura e expansão das bibliotecas, por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito à diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.
Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a implantar seu Plano. O PELL/MS foi desenvolvido pela SED em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e conta com o aval do Ministério da Educação e da Cultura que, antes da concretização do Plano Estadual, lançou o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a fim de mobilizar, capacitar e assessorar prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos.
O PELL-MS é dividido em quatro eixos: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização da leitura e da comunicação e apoio à criação e ao consumo de bens de leitura.
São metas do PELL: fomentar a implantação e implementação de bibliotecas públicas e bibliotecas escolares em todos os municípios; estimular a criação de espaços de leitura que contemplem as diversidades de expressão; investir na publicação, promoção e distribuição de livros; aprimorar o uso de tecnologias de informação e comunicação; incrementar a formação de mediadores da leitura; instigar a reflexão das comunidades sobre o valor social do livro e da leitura; fomentar as práticas sociais da leitura como política de Estado; ampliar a cadeia produtiva do livro no Estado e apoiar a cadeia criativa do livro como instrumento de democratização da leitura e divulgar a produção literária, científica e cultural de Mato Grosso do Sul no País e no exterior.
As fontes de orçamento do plano devem abranger fundos públicos (União, Estado e prefeituras) privados e mistos, além da possibilidade de vinculação dos recursos orçamentários aos programas de leitura, livros e bibliotecas.
De acordo com a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, o PELL é fruto de um grande processo de mobilização em nosso Estado: “os princípios e estratégias estabelecem medidas voltadas à formação de leitores, à implantação de novas bibliotecas e modernização das já existentes, à expansão do número de salas de leitura, à formação dos mediadores de leitura, à valorização de bibliotecários e ao incentivo à produção literária, intelectual, autoral e editorial”.
As próximas cidades a receberem o evento “Cidades das Letras-MS” serão Campo Grande, no dia 21, e Três Lagoas, no dia 28 de junho.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.