FCMS leva exposição ‘Cia Matte Larangeira’ para Aquidauana
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva a Exposição “Cia Matte Larangeira” para o Festival Pantaneiro que irá acontecer no Parque de Exposição Agropecuária de Aquidauana, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. A mostra reúne fotografias e documentos históricos que revelam através da Companhia Matte Larangeira o primeiro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva a Exposição “Cia Matte Larangeira” para o Festival Pantaneiro que irá acontecer no Parque de Exposição Agropecuária de Aquidauana, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.
A mostra reúne fotografias e documentos históricos que revelam através da Companhia Matte Larangeira o primeiro ciclo econômico importante na história de Mato Grosso do Sul.
A Cia se estabeleceu na região sul do Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, em 1892, sua atividade era a extração da erva mate e exportação à Argentina. A empresa foi responsável por um grande impulso na economia e desenvolvimento desta região.
As fotografias e textos mostram detalhes das fases de produção; a mão de obra, constituída por trabalhadores paraguaios que, pela tradição, detinham conhecimento; o transporte da erva até os portos (Porto Murtinho no Rio Paraguai e Guaíra no Rio Paraná), que era feito em carretas paraguaias chamadas carretas-corá, mais tarde com a evolução da Companhia passou a ser feito em “fordinhos”. Apresenta também o desenvolvimento local e as diferenças sociais.
Em 1921 a Cia inaugura sua nova sede, a Campanário. Com status de cidade possuía energia elétrica, telefone e campo de aviação. Na década de 30 a 40, em consequência da autonomia da Argentina na produção da erva mate e do fato de que o governo brasileiro não renovou a concessão das terras, a empresa cessa sua atividade de exploração da erva mate.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.