Facebook estreia na Bolsa com ações a US$ 38 e levantando US$ 16 bi

O Facebook estreia na Bolsa americana nesta sexta-feira (18) com ações cotadas a US$ 38, informou a empresa nesta quinta-feira (17), após o fechamento dos mercados nos EUA. Com base nesses números, a empresa criada há oito anos nos corredores da Universidade de Harvard por Mark Zuckerberg levantou US$ 16 bilhões no mercado de ações. […]

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O Facebook estreia na Bolsa americana nesta sexta-feira (18) com ações cotadas a US$ 38, informou a empresa nesta quinta-feira (17), após o fechamento dos mercados nos EUA.

Com base nesses números, a empresa criada há oito anos nos corredores da Universidade de Harvard por Mark Zuckerberg levantou US$ 16 bilhões no mercado de ações.

Foram colocadas 421,2 milhões de ações ordinárias em sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês). No total, a empresa passa a ser avaliada em US$ 104 bilhões.

Essa é a terceira maior oferta inicial de ações (IPO) dos EUA, atrás apenas de Visa e General Motors.

Os papéis serão negociados na Bolsa de tecnologia Nasdaq sob a sigla FB.

O Facebook, que afirma ter mais de 900 milhões de usuários ativos em todo o mundo, tornou-se um dos mais populares destinos na internet, desafiando empresas estabelecidas como Google e Yahoo! na disputa pelo tempo dos usuários e verbas dos anunciantes.

O pontapé inicial para a abertura de capital aconteceu em fevereiro. Na terça-feira (15), a empresa aumentou a faixa de preço do IPO de US$ 28 a US$ 35 por ação para de US$ 34 a US$ 38 em resposta à forte demanda. Na quarta (16), adicionou cerca de 84 milhões de ações ao IPO, vendendo cerca de 421 milhões de papéis.

“O Facebook é obviamente o IPO mais aguardado da história”, afirmou Bruce Aust, vice-presidente executivo da Nasdaq Global Corporate Client, durante uma apresentação para analistas.

“Isso é muito mais um espetáculo, um evento de mídia e momento cultural do que um IPO”, disse Max Wolff, analista do GreenCrest Capital.

Maior IPO de empresa de internet desde o Google

A rede social está recebendo enorme demanda pela oferta de ações, apesar do receio de alguns investidores de que o Facebook ainda não conseguiu uma maneira de fazer dinheiro em cima do número crescente de usuários que acessam a rede social por meio de smartphones e outros aparelhos móveis.

Há dúvidas ainda sobre o potencial de longo prazo de geração de receitas do site. Nesta semana, a montadora GM anunciou que deixará de anunciar na rede social.

Os bancos Morgan Stanley, JP Morgan e Goldman Sachs serão os coordenadores da operação.

A rede social lançará dois tipos de ações comuns: de classe A, que darão direito a um voto nas decisões da companhia; e de classe B, com direito a dez votos e que serão conversíveis a qualquer momento em títulos da classe A.

Zuckerberg compara rede social a imprensa e televisão

A empresa de Mark Zuckerberg informou que. em 2011, a receita foi de US$ 3,71 bilhões e o lucro líquido, de US$ 1 bilhão.

“Costumamos falar sobre invenções, como a imprensa e a televisão”, disse Zuckerberg em carta que acompanhou os documentos. “Hoje, nossa sociedade alcançou outro ponto de virada.”

“Há uma enorme necessidade e uma enorme oportunidade de conectar as pessoas em todo o mundo, de dar voz a todos e de ajudar a transformar a sociedade para o futuro”, escreveu Zuckerberg.

Eric Feng, presidente do site de redes sociais Erly.com, disse que os recursos obtidos com a oferta permitirão novas aquisições e novos projetos, como um celular ou netbook Facebook que vêm sendo alvo de rumores.

Com informações das agências internacionais.

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