Exposição Memórias do Pantanal Rupestre mostra o que significa a cultura rupestre

O projeto Memórias do Pantanal Rupestre será apresentado gratuitamente entre os meses de setembro e novembro no Estado. A exposição é um trabalho de divulgação e conscientização realizado em 2011, por meio do Museu de História do Pantanal, e teve como proposta mostrar o que significa cultura rupestre, seu valor como patrimônio histórico e a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O projeto Memórias do Pantanal Rupestre será apresentado gratuitamente entre os meses de setembro e novembro no Estado. A exposição é um trabalho de divulgação e conscientização realizado em 2011, por meio do Museu de História do Pantanal, e teve como proposta mostrar o que significa cultura rupestre, seu valor como patrimônio histórico e a importância de ser reconhecida, valorizada e preservada.

Especialistas em comunicação e design fizeram a curadoria desta exposição, que alia o conhecimento científico com o artístico. Os recursos utilizados exploram os sentidos de tato, audição, olfato e visão.

A iluminação e trilha sonora foram especialmente feitas para compor com as gigantes faixas de tecidos coloridos com estampas que descem do teto ao chão, painéis explicativos com textos e imagens, instalação com réplicas em argamassa dos petróglifos, vídeos explicativos que mostram o trabalho científico do arqueólogo, a técnica artística e, sobretudo, as paisagens e ambientes pantaneiros e os registros que estes grupos deixaram nas pedras.

Simultaneamente com a exposição e de forma a integrar ainda mais o visitante com a arte rupestre, a oficina de frotagem com moldes em argamassa possibilita a criação de vários produtos como estamparia em tecidos (camisetas, telas, lenços), em diversos tipos de papel (gravuras, cartões) e novos temas podem ser criados com a oficina, pois os participantes são sensorialmente estimulados para isso.

A exposição poderá ser vista em Dourados, no Espaço Cultural Shopping Avenida Center – Av. Marcelino Pires, 3600, entre os dias 12 de setembro a 2 de outubro, de 10h às 22h.

Em Três Lagoas, o projeto será exposto na biblioteca Pública Municipal Rosário Congro, na rua Alexandre Costa, 1509, entre os dias 10 e 31 de outubro, de 7h às 11h e 13h às 17h.

(Com Assessoria)

Conteúdos relacionados