Evento Sucroenergético de Mato Grosso do Sul começa em Dourados

Começa nesta segunda-feira, dia 22 de outubro, no Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho, em Dourados, o 6º Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) e a 2ª Feira Agrometal (Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico de MS). O maior evento do setor sucoenergético do Estado e um dos maiores […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Começa nesta segunda-feira, dia 22 de outubro, no Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho, em Dourados, o 6º Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) e a 2ª Feira Agrometal (Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico de MS). O maior evento do setor sucoenergético do Estado e um dos maiores do Brasil, segue até às 20 horas da próxima quarta-feira (24), com palestras, cursos, feira de produtos e rodada de negócios. A expectativa é de público de pelo menos cinco mil pessoas.

A feira começa a funcionar nesta segunda-feira, às 18 horas, com credenciamento. A abertura oficial acontece às 20h, com a presença de Eduardo Riedel, presidente Famasul, Roberto Hollanda Filho, presidente Biosul, e Murilo Zauith, prefeito de Dourados, além de representantes do governo do Estado e outras instituições públicas e privadas.

Na terça-feira as atividades começam às 8 horas, com inscrições, credenciamento e reunião da diretoria para a América Latina da FMC, no auditório 4. Às 8h30 tem a abertura dos trabalhos com Riedel e Hollanda Filho, no auditório principal.

Às 9 horas tem o painel 1 com o tema ‘Competitividade: O mercado interno para setor sucroenergético e as relações intra-setoriais’, com Frederico Ozanan Machado Durães, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo e Osmar Figueiredo Filho, diretor comercial do CTC, tendo como mediador Guilherme Asmus, chefe de Pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste. No auditório 4 tem reunião da Câmara Setorial da Cana de Açúcar.

Às 10 horas tem reunião do Sicredi no auditório 4. Às 10h30 tem o painel 2 sobre ‘Competitividade: O Setor Sucroenergético e a retomada do Crescimento Brasileiro’, com Eduardo Leão de Sousa, diretor Executivo da Única, Mário Campos Filho, assessor Econômico do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais, André Rocha, presidente-executivo dos sindicatos da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar), tendo como mediadora Tereza Cristina Correa da Costa Dias, secretária da Seprotur. Já às 10h30, auditório 4, tem o ‘Fórum Brasil x Paraguai’.

À tarde, às 13h30, acontece o painel 3 como o tema ‘Fornecedores de Cana: Modelo de Contratos, Custos e Remuneração’, com Ismael Perina, diretor-presidente da Orplana, Luis Custódio, coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético, presidente da Câmara Setorial do Açúcar e Etanol do Ministério da Agricultura e presidente da SIAMIG, com mediação de Paulo Junqueira, presidente da Sulcanas.

Às 14h30 tem o painel 4 sobre ‘Painel Local: O Setor Sucroenergético em MS e sua importância no cenário nacional’, com Luis Aberto Moraes Novaes, presidente da Fundação MS e coordenador da Comissão de Bioenergia da Famasul, Roberto Hollanda Filho, presidente da Biosul, Paulo Junqueira, presidente da Sulcanas e Jaime Verruck, diretor corporativo da Fiems.

Às 16 horas tem a palestra ‘Perspectiva para o setor sucroenergético para o Brasil e no mundo’, com Marcos Fava Neves, engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em administração. Às 17 horas tem palestra sobre ‘Linhas de Crédito – Banco do Brasil e Sulcanas’, no auditório 4.

Na quarta-feira, no auditório 2, acontecem os trabalhos coordenados pelo Gegis (Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro), com abertura às 9 horas, sob coordenação de Luiz Fernando Pereira Alves, gerente Industrial Corporativo do Grupo Adecoagro. Até às 12 horas, o Gegis vai discutir ‘Apresentação dos Indicadores do MS – Safra 2012/2013’, com Cristiane Lopes dos Santos, ‘Relações Humanas & Conflitos na Organização, com Andréia Duarte (Adecoagro) e ainda debate a ‘Qualidade da Matéria Prima’.

No período da tarde, às 14 horas, recomeçam os trabalhos do Gegis com os temas ‘Cuidados operacionais com tratamento de água em caldeiras’, ‘Controle Racional de Plantas Daninhas em Cana-de-Açúcar’, ‘Projeto para caldeira de alta pressão á bagaço de cana e cuidados operacionais’. ‘Antecipando a safra com sorgo sacarino’, ‘Eficiência na Fabricação de Açúcar’ ‘Biomassa da palha de cana’, ‘Planejamento e Gestão e Saúde Segurança no Trabalho’ ‘Sistemas Mecanizados Canavieiros’, ‘Inovação tecnológica e Cooperação do Setor Produtivo e Universidade’, e ‘Logística Reversa das Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas’.

No auditório 3 o Sebrae realiza, entre 8 e 12 horas, oficina tecnológica sobre ‘Manutenção Industrial nas Unidades Fabris – Setor Sucroalcooleiro. Logo em seguida, das 14 às 18 horas, acontece a oficina sobre ‘Técnicas de Montagem e Desmontagem de Rolamentos). Das 18h30, às 20 horas, no mesmo auditório, tem a palestra ‘Geração de Energia e soluções WEG’.

A entrada na feira é franca, mas para as palestras e oficinas é preciso fazer inscrições. Programação detalhada no site www.semaic.dourados.ms.gov.br, clicando no link do 6º Canasul e 2ª Feira Agrometal.

Conteúdos relacionados