Estudantes de 47 países podem fazer a graduação no Brasil

As inscrições para a seleção do Programa de Estudantes–Convênio de Graduação (PEC-G) teve início nesta segunda-feira (16). O programa oferece oportunidades de formação superior a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. As inscrições para o programa são realizadas nas embaixadas ou consulados brasileiros localizadas n…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As inscrições para a seleção do Programa de Estudantes–Convênio de Graduação (PEC-G) teve início nesta segunda-feira (16). O programa oferece oportunidades de formação superior a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. As inscrições para o programa são realizadas nas embaixadas ou consulados brasileiros localizadas nos países participantes e têm prazo até 29 de junho.

Podem se candidatar ao PEC-G os estudantes estrangeiros, com idade entre 18 e 25 anos, com ensino médio completo, interessados em cursar o ensino superior no Brasil em universidades públicas – federais e estaduais – e particulares.

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. No processo de seleção, deve atender a alguns critérios: provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações que não fazem parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

São selecionados preferencialmente estudantes inseridos em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam o compromisso do aluno de regressar ao seu país de origem e contribuir com a área na qual se graduou.

Atualmente, 47 países da África, América Central e do Sul participam da cooperação. O PEC-G é desenvolvido pelos ministérios da Educação e das Relações Exteriores.

Conteúdos relacionados