Estudante de Itaquiraí é semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Escola Estadual Professor José Juarez Ribeiro de Oliveira, de Itaquiraí, mais conhecida como Escola JJ, está representada pela segunda vez consecutiva na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero artigo de opinião, classificado entre os quatro melhores de Mato Grosso do Sul. Ela participará, em Belo Horizonte, de 27 a […]

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A Escola Estadual Professor José Juarez Ribeiro de Oliveira, de Itaquiraí, mais conhecida como Escola JJ, está representada pela segunda vez consecutiva na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero artigo de opinião, classificado entre os quatro melhores de Mato Grosso do Sul. Ela participará, em Belo Horizonte, de 27 a 29 de novembro, da oficina da Olimpíada, evento que decide os finalistas da categoria.

O artigo escolhido é de Patrícia Rafaéla Mendonça, do 3º ano do ensino médio, cujo tema é “O lugar onde vivo”, que abordou o bosque municipal, local muito utilizado por usuários de entorpecentes. Muitos crimes, inclusive homicídios, foram cometidos no local e por isso existe um dilema popular na cidade: “desmatar ou não o referido bosque?”

“O trabalho desenvolvido e o material enviado pela comissão da Olimpíada de Língua Portuguesa é muito enriquecedor e valioso, porque não se trata de uma prova, são oficinas que o aluno vai participando, vai criando e produzindo textos de uma certa forma lúdica e que no final o produto é maravilhoso. Essas oficinas incentivaram inclusive a criação de blogs por parte dos alunos, onde eles passaram a criar textos sobre os mais variados temas, o que já é de uma certa forma uma recompensa, pois, através de seu trabalho os alunos estão se transformando em escritores e formadores críticos de opiniões”, ressalta a professora Alessandra Aparecida Neves, que orienta e acompanha Patrícia neste projeto.

Sobre as Olimpíadas

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o País. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM), nas categorias: Poema – no 5º e 6º anos EF; Memórias – no 7º e 8º anos EF; Crônica – no 9º ano EF e 1º ano EM e Artigo de opinião – no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

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