Especialistas explicam como vai funcionar redução na conta de energia elétrica
O anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff ainda gera dúvidas ao consumidor em relação aos novos valores na conta de energia, previstos para janeiro de 2013.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff ainda gera dúvidas ao consumidor em relação aos novos valores na conta de energia, previstos para janeiro de 2013.
A empregada doméstica Tereza Pacheco não faz idéia do quanto o bolso dela vai guardar em relação ao corte na conta de energia elétrica anunciado pela presidente Dilma Rousseff nessa semana. “Passo o dia fora de casa, então a conta dá sempre em torno de R$ 50. O desconto é em alguma taxa ou no valor mesmo da conta será?”, questiona.
Diretamente ao consumidor residencial,o desconto de 16,2% tem que vir no valor final da conta, conforme explica o presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB/MS, Francisco Luis Fluminhan.
“O consumidor precisa ficar atento à conta de janeiro de 2013. Comparar os valores consumidos de kW/h do mês passado e perceber que, pelo mesmo valor, deverá haver um desconto de 16,2%. Caso não tenha vindo, o consumidor deve procurar o Procon para denunciar que a empresa não está fornecendo o desconto”, disse o advogado.
Para ele, o que pode confundir é quem vai pagar a diferença nesta conta. “Não importa. Quem vai pagar essa diferença é o Governo Federal e as negociações que serão feitas para renovação da concessão de energia com as empresas e não o consumidor, que deve ficar atento ao desconto”, frisou.
Anunciados nesta terça-feira (11), os cortes podem até superar esse valor previsto, a serem feitos de acordo com um estudo da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) sobre cada empresa da cadeia de energia em cada região do Brasil.
O superintendente do Procon/MS, Alexandre Rezende, explica que em casa, todos devem prestar atenção ao consumo de energia para que no fim das contas o desconto não seja nem percebido.
“Como sabe que terá um desconto, o consumidor pode se desleixar e acreditar que vai pagar o mesmo que antes se usar mais a energia. É preciso comparar os quilowatts de cada mês e comparar”, disse.
Ele orienta para que as pessoas continuem cuidando do consumo, para que o corte seja percebido. “Precisamos desligar os equipamentos offline, cuidar da borracha da geladeira, trocar as lâmpadas pelas frias e ver a classificação de consumo dos equipamentos novos”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.