Escritora Arlinda Montalvão lança livro que resgata história de Três Lagoas
A Administração Municipal de Três Lagoas, em parceria com a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, lança o livro “Nos Trilhos da Memória – Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o Surgimento das Cidades em Mato Grosso do Sul” da escritora Arlinda Montalvão de Oliveira. O evento, que faz parte do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Administração Municipal de Três Lagoas, em parceria com a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, lança o livro “Nos Trilhos da Memória – Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o Surgimento das Cidades em Mato Grosso do Sul” da escritora Arlinda Montalvão de Oliveira.
O evento, que faz parte do calendário de comemoração aos 97 anos de emancipação política de Três Lagoas, será nesta quarta-feira (6), 19h30 na Biblioteca Municipal Rosário Congro. A obra é resultado de um trabalho de pesquisa, realizado para fins acadêmicos, e analisa a trajetória e decadência da extinta Rede Ferroviária Federal do Brasil S.A.
“O livro mostra o avanço da Estrada de Ferro e sua territorialidade em Mato Grosso do Sul. As relações entre homem, tempo e território, atividades econômicas, condições habitacionais dos moradores, a infraestrutura local e o cotidiano dos ferroviários nos municípios de Três Lagoas, Água Clara e Ribas do Rio Pardo”, explica Arlinda.
Em cada capítulo, o leitor terá acesso a mapas, plantas, quadros e fotos. Tendo acesso às construções e arquitetura das edificações dos núcleos ferroviários para a compreensão das relações sociais.“Foi possível identificar e apontar mecanismos de defesa do patrimônio, que viabilize a inserção das antigas Esplanadas da NOB no roteiro turístico dos municípios estudados, além de constituírem locais de pesquisa pela riqueza e sua importância no contexto arquitetônico, histórico e sociocultural”, finalizou a escritora.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Justiça determina liberdade de grupo preso após perseguir e atirar contra desafeto em Sidrolândia
Suspeitos foram presos na última segunda-feira (9) pela Polícia Civil
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.