Escritora Arlinda Montalvão lança livro que resgata história de Três Lagoas

A Administração Municipal de Três Lagoas, em parceria com a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, lança o livro “Nos Trilhos da Memória – Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o Surgimento das Cidades em Mato Grosso do Sul” da escritora Arlinda Montalvão de Oliveira. O evento, que faz parte do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Administração Municipal de Três Lagoas, em parceria com a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, lança o livro “Nos Trilhos da Memória – Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o Surgimento das Cidades em Mato Grosso do Sul” da escritora Arlinda Montalvão de Oliveira.
 
O evento, que faz parte do calendário de comemoração aos 97 anos de emancipação política de Três Lagoas, será nesta quarta-feira (6), 19h30 na Biblioteca Municipal Rosário Congro. A obra é resultado de um trabalho de pesquisa, realizado para fins acadêmicos, e analisa a trajetória e decadência da extinta Rede Ferroviária Federal do Brasil S.A.
 
“O livro mostra o avanço da Estrada de Ferro e sua territorialidade em Mato Grosso do Sul. As relações entre homem, tempo e território, atividades econômicas, condições habitacionais dos moradores, a infraestrutura local e o cotidiano dos ferroviários nos municípios de Três Lagoas, Água Clara e Ribas do Rio Pardo”, explica Arlinda.
 
Em cada capítulo, o leitor terá acesso a mapas, plantas, quadros e fotos. Tendo acesso às construções e arquitetura das edificações dos núcleos ferroviários para a compreensão das relações sociais.“Foi possível identificar e apontar mecanismos de defesa do patrimônio, que viabilize a inserção das antigas Esplanadas da NOB no roteiro turístico dos municípios estudados, além de constituírem locais de pesquisa pela riqueza e sua importância no contexto arquitetônico, histórico e sociocultural”, finalizou a escritora.

 

Conteúdos relacionados