Escândalo envolvendo genro do rei Juan Carlos expõe família real espanhola
A família real espanhola vive nova crise. A ruptura entre o duque de Palma, Iñaki Urdangarin, e seu ex-sócio Diego Torres fez com que o empresário ameaçasse divulgar uma série de e-mails confidenciais que poderiam sujar a reputação do rei Juan Carlos. A confusão é um desdobramento da Operação Babilônia, através da qual as autoridades […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A família real espanhola vive nova crise. A ruptura entre o duque de Palma, Iñaki Urdangarin, e seu ex-sócio Diego Torres fez com que o empresário ameaçasse divulgar uma série de e-mails confidenciais que poderiam sujar a reputação do rei Juan Carlos. A confusão é um desdobramento da Operação Babilônia, através da qual as autoridades espanholas descobriram que o Instituto Nóos, presidido por Urdangarin, estava desviando verbas do governo. Coincidentemente, Iñaki Urdangarin é genro de Juan Carlos. Ele é casado com a infanta Cristina, filha mais nova do casal real.
Segundo o jornal espanhol “El País”, fontes indicam que Diego Torres também está disposto a falar tudo o que sabe sobre a influência do rei Juan Carlos em favor de empreendimentos que beneficiaram o genro Urdangarin. A Casa Real não tem se pronunciado sobre o assunto e crê que o rei agiu de maneira correta, mas o principal incomôdo gira em torno da infanta Cristina, já que seu nome começa a aparecer em ligações suspeitas da investigação.
O mar de lama de Diego Torres contra o rei e seu genro começou quando os dois romperam relações com o empresário. Em seu depoimento a respeito da Operação Babilônia e as atividades do Instituto Nóos, Urdangarin atribuiu toda a culpa a Torres. No indiciamento, a mulher de Torres acabou citada enquanto a infanta Cristina, por pertencer a família real, foi ignorada.
Apesar da raiva, o “El País” aponta que o objetivo de Diego Torres não é a vingança, e sim a estabilidade. O empresário sabe que não poderá mais atuar na área após o escândalo e quer uma acordo com Urdangarin para não divulgar informações comprometedoras para a família real. Em troca, receberia uma gorda quantia em dinheiro. Outra ponta da negociação envolve a possível prisão dos dois, já que eles sabem que devolver o dinheiro desviado dos cofres públicos reduziria a punição, evitando até o cárcere.
Mesmo assim, cresce na Espanha o anseio popular pela renúncia do rei Juan Carlos, cujo nome tem aparecido em diversos escândalos. Desgastado, ele daria lugar ao seu filho Felipe de Bourbon, príncipe de Astúrias.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.