Em MS, Corumbá é a cidade com pior índice de infestação do mosquito da dengue
Secretaria Municipal de Saúde intensifica trabalhos e diz que população precisa colaborar
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Secretaria Municipal de Saúde intensifica trabalhos e diz que população precisa colaborar
No último boletim epidemiológico da dengue, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), Corumbá apresentou o pior índice de infestação do mosquito, 48,9 para cada 100 mil habitantes. O ideal é que a incidência não passe de 1.
Segundo o coordenador interino de vigilância em saúde de Corumbá, Hélvio de Barros Junqueira, o problema é que apesar de todos os esforços feitos pelo poder público a população continua deixando terrenos sujos, garrafas, latas e pet espalhadas, o que permite o mosquito se reproduzir. “Não adianta fazermos a nossa parte, se a população não se engajar e não colaborar”, aponta.
“O CCZ visita as residências, limpa os terrenos, faz o trabalho de bloqueio mecânico e químico – põe veneno nas casas onde houve casos notificados da doença. Mas, se as pessoas não mantiverem o trabalho feito pela equipe, não adianta nada”, emenda.
O coordenador disse que a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) passa nas residências a cada 60 dias, e que geralmente, na segunda visita os problemas encontrados na primeira continuam.
Outro problema são os terrenos baldios. Segundo Hélvio, a prefeitura está autuando os donos de terrenos baldios que não mantém o imóvel limpo. A multa é de R$ 281 e está amparada pela Lei Municipal 102.
Ainda segundo o coordenador, dois supervisores do estado se reuniram com a prefeitura nesta quarta-feira (28) depois da divulgação do resultado do boletim. Eles foram à cidade verificar as ações do Plano Nacional de Controle da Dengue e orientar a equipe local para intensificar as ações de combate à doença.
MS
Em todo o estado, 20 municípios são prioritários para vigilância, controle e monitoramento da dengue, são eles: Anastácio, Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Ivinhema, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.
Levantamento dos dados da semana 11 (17/03) mostra que as notificações de casos de dengue pela Planilha Simplificada somam 257.
Os municípios em monitoramento estratégico concentram 69,4% (1.668.883) da população estadual e 83% (214) dos casos suspeitos da doença, de acordo com a planilha simplificada de acompanhamento.
Veja publicação do Boletim Epidemiológico nº 10 – Dengue – Semana 11 aqui
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.