Educação realiza formação do Grupo Gestor do Projeto Jovem de Futuro
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), em parceria com o Instituto Unibanco, realiza até hoje (25) a formação do Grupo Gestor do Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro. Com o tema “Planejamento”, o evento que iniciou ontem (24), acontece com os profissionais divididos em dois grupos: no Novotel e Hotel […]
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A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), em parceria com o Instituto Unibanco, realiza até hoje (25) a formação do Grupo Gestor do Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro.
Com o tema “Planejamento”, o evento que iniciou ontem (24), acontece com os profissionais divididos em dois grupos: no Novotel e Hotel Grand Park, em Campo Grande.
Programa Ensino Médio Inovador
A Secretaria de Estado de Educação formou uma parceria com o Instituto Unibanco, neste ano, para implantar nas escolas estaduais o Projeto Jovem de Futuro, tecnologia de Gestão Escolar para Resultados que mobiliza estudantes, professores e famílias para garantir que os alunos do ensino médio público entrem, tenham um bom desempenho e concluam essa fase escolar, garantindo melhores oportunidades de vida e profissão.
Entre 2012 e 2014, 85 mil estudantes de 299 escolas estaduais de ensino médio de Mato Grosso do Sul serão beneficiados pela transferência do Jovem de Futuro para a gestão do governo local. O Estado assumirá o Projeto na forma de política pública para o ensino médio.
O Estado e o Instituto Unibanco serão responsáveis pelas formações e pelo apoio técnico e o Ministério da Educação (MEC) é parceiro nesse processo por meio do repasse de recursos diretamente às escolas. A meta é melhorar substancialmente o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática e diminuir os índices de evasão das escolas participantes.
Essas escolas têm autonomia para decidir sobre prioridades na alocação dos recursos – já que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformações que considera necessárias – desde que priorizem estratégias de incentivo a professores, estudantes ou melhoria da infraestrutura.
O Projeto Jovem de Futuro também parte do pressuposto de que cada escola apresenta especificidades que devem ser apuradas e respeitadas, ou seja, que cada escola apresenta necessidades específicas, relacionadas ao clima escolar ou ao apoio e desenvolvimento de projetos pedagógicos.
A execução do Projeto Jovem de Futuro está orientada para o alcance de algumas metas fundamentais: reduzir em 40% os índices de evasão/abandono escolar desta etapa de escolaridade; aumentar a média do ensino médio da escola em, no mínimo, 25 pontos; diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “baixo” nas disciplinas avaliadas. Como consequência, o projeto tem ainda como meta a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas envolvidas.
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