Dourados está com déficit de militares do Corpo de Bombeiros
A cidade de Dourados tem déficit de militares do Corpo de Bombeiros. São 29 profissionais a menos, entre os anos de 2011 e 2014, que estão com previsão de transferência ou aposentadoria. A informação foi repassada pelos deputados Zé Teixeira (estadual) e Geraldo Resende (federal). Ambos vão intervir junto ao Governo do Estado para buscar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A cidade de Dourados tem déficit de militares do Corpo de Bombeiros. São 29 profissionais a menos, entre os anos de 2011 e 2014, que estão com previsão de transferência ou aposentadoria. A informação foi repassada pelos deputados Zé Teixeira (estadual) e Geraldo Resende (federal). Ambos vão intervir junto ao Governo do Estado para buscar uma alternativa em relação a esta situação.
Conforme o deputado Zé Teixeira (Dem), os números são alarmantes. Segundo ele, se ampliar o período de análise até o ano de 2006, são 33 profissionais a menos em Dourados. Isto porque enquanto chegaram 40 militares de 2006 a 2012, estão previstos para sair 73 até 2014.
O déficit é comprovado ano a ano, já que saíram mais militares do que entraram. Para se ter uma ideia, no ano de 2008, enquanto um bombeiro foi destinado para Dourados, foram removidos cinco; em 2009 chegou um militar e saíram outros 10, em 2010 chegaram seis e saíram seis; no ano de 2011 chegaram oito militares e saíram 16; em 2012 enquanto chegaram cinco, 12 foram transferidos; outros 14 devem se aposentar até 2014.
Outro motivo de preocupação está nas viaturas da Corporação. De acordo com o deputado federal Geraldo Resende, é de extrema urgência a aquisição de veículos para incêndio. “Para se ter uma ideia, há uma viatura em Dourados com mais de 30 anos. Com este tempo de uso é natural que as peças fiquem desgastadas e o veículo passe boa parte do tempo nas oficinas, enquanto poderia estar nas ruas ajudando a salvar vidas”, destaca, observando que 10% dos atendimentos dos Bombeiros está relacionado aos incêndios.
De acordo com Geraldo Resende, o investimento no efetivo do Corpo de Bombeiros e nos equipamentos é uma forma de se antecipar a problemas e aprimorar os serviços da Corporação, tendo em vista que Dourados, que é a segunda maior cidade do Estado cresce a casa dia. “Hoje quem atua nesta área são os próprios militares. O problema é que diante de emergências há um tempo maior para o profissional que está na faxina ou na cozinha se preparar para o atendimento”, destaca, observando que pretende se reunir com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para expor o problema e tentar viabilizar uma saída. “A ideia é tentar destinar no Orçamento Geral da União de 2013 recursos para a compra de uma nova viatura”, explica.
Em relação ao efetivo, o deputado estadual Zé Teixeira pretende se reunir com a bancada de Dourados que inclui também os deputados Laerte Tetila e George Takimoto, para apelar ao governo que destine maior número de profissionais para Dourados nos próximos concursos públicos.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Joilson Alves do Amaral, diz que a necessidade de maior efetivo e viatura já foi encaminhada para a Secretaria de Segurança Pública do Estado. “O governador André Puccinelli, que esteve recentemente em Dourados, sinalizou para a abertura de concurso público para atender a demanda do Estado. Portanto, as expectativas são as melhores”, explica.
Segundo ele, o Corpo de Bombeiros atendeu de janeiro a novembro, 267 ocorrências de incêndio; 1.899 salvamentos e 583 auxílios à comunidade, totalizando 2.479. O número de vítimas atendidas em Dourados se aproxima a 1,9 mil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.