Dourados é a primeira cidade do interior de MS a elaborar perfil econômico

A Prefeitura de Dourados, a Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) e o Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista) assinaram nesta quinta-feira (15) com os parceiros o termo que vai garantir a finalização do “Perfil Socioeconômico de Dourados”, no gabinete da prefeitura. De acordo com a assessoria da prefeitura, fora Campo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura de Dourados, a Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) e o Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista) assinaram nesta quinta-feira (15) com os parceiros o termo que vai garantir a finalização do “Perfil Socioeconômico de Dourados”, no gabinete da prefeitura.

De acordo com a assessoria da prefeitura, fora Campo Grande, Dourados é o primeiro município do Estado a realizar o estudo. O IF/MS (Instituto Fecomércio de MS), que fará a pesquisa, terá como parceiros o Sindicato Rural de Dourados, o Sinvesul, a UFGD, a Uems, a Unigran, a Anhanguera, a Embrapa e o Sebrae/MS.

Acadêmicos das universidades trabalharão na coleta de dados nas instituições públicas e privadas, sindicatos e entidades de classe. O trabalho, iniciado em setembro do ano passado, será finalizado em maio. O perfil será apresentado durante a Semana do Empreendedor, que acontece de 1º a 3 de junho em Dourados.

O prefeito Murilo Zauith (PSB) lembrou que há pouco tempo Dourados era um município agrícola, depois se tornou pólo comercial e de serviços e agora enfrenta uma expansão industrial na área sucroenergética e de apoio a esse setor.

O estudo é considerado importante porque muitas empresas que desejam investir na região precisam de dados técnicos para planejar os seus investimentos. “Uma das missões da nossa secretaria é atrair investimentos e com esse perfil tudo ficará muito mais fácil”, acrescenta a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio Neire Colman.

“Vamos montar séries históricas, com dados de 10 anos, para fazer um comparativo preciso de dados”, explica o assessor econômico da Fecomércio, Thales de Souza Campos, que é coordenador-geral da pesquisa.

A coordenação local é de Vaniele Castro, do Sindicom, a coordenação científica é de Enrique Romero e a coordenação da prefeitura é de Neire Colman. Segundo Thales, a pesquisa avaliará os setores primários, secundários e terciários, que englobam a área rural, comercial e industrial. Além disso, a assessoria destacou, que com base na pesquisa a prefeitura poderá construir cenários da atualidade e para longo prazo.

*Com colaboração da assessoria da prefeitura.

Conteúdos relacionados