Diretórios do PT recorrerem à nacional para sanar divergências internas

Em meio a divergências internas, cinco diretórios municipais do PT em Mato Grosso do Sul aguardam definição das executivas estadual e nacional do partido para definir o rumo nas eleições de outubro deste ano. Maracaju, Novo Horizonte do Sul, Paranhos e Coronel Sapucaia tiveram seus encontros municipais cancelados pela Comissão Estadual do PT e recorreram […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em meio a divergências internas, cinco diretórios municipais do PT em Mato Grosso do Sul aguardam definição das executivas estadual e nacional do partido para definir o rumo nas eleições de outubro deste ano.

Maracaju, Novo Horizonte do Sul, Paranhos e Coronel Sapucaia tiveram seus encontros municipais cancelados pela Comissão Estadual do PT e recorreram à executiva nacional para validar as decisões internas da sigla em cada diretório. Em Iguatemi, os petistas ainda aguardam deliberação da direção regional para avaliar se irão recorrer. 

Em Maracaju, Novo Horizonte do Sul e Paranhos, o PT decidiu abrir mão de candidatura própria para se aliar a outros partidos. Em Coronel Sapucaia, a legenda não apresentou candidato próprio e fechou coligação com o DEM – única proposta apresentada, mas vedada pelo estatuto do partido.

Nos quatro casos, o diretório regional vetou a decisão do PT nos municípios. “O que o PT nessas cidades quer, e aguarda da nacional, é a manutenção daquilo que eles decidiram nos diretórios municipais, querem legitimidade”, disse o ex-governador Zeca do PT. “De nada adianta ter candidatura própria se ela não é competitiva”, emendou.

Em Maracaju, o PT estadual cancelou o encontro municipal que definiu aliança com o prefeito Celso Vargas (PDT), pré-candidato à reeleição, em detrimento à pré-candidatura do atual vice-prefeito Alberto Kuend (PT). A decisão conta com o aval do grupo do ex-governador, mas não agrada a ala do senador Delcídio do Amaral (PT), que tem o controle do diretório estadual.

Já no município de Novo Horizonte do Sul, o diretório municipal votou pela manutenção da aliança com o PMDB. Na cidade, o pré-candidato da sigla era o ex-vereador Daniel Alves.

Em Paranhos, metade dos filiados decidiu apoiar a pré-candidatura a prefeito do vereador Júlio César (PDT), enquanto a outra parte é a favor do nome do petista José Fernandes na disputa pelo comando da administração local.

Iguatemi

Ainda sob análise dos membros da executiva estadual, a deliberação do PT em Iguatemi, favorável a uma aliança com o PDT, poderá somar-se aos outros quatro recursos encaminhados à direção nacional.

O PT estadual analisa o pedido de cancelamento do encontro que foi encaminhado por um filiado que alega não ter sido informado sobre o ato político que definiu o apoio ao pré-candidato Lídio Ledesma (PDT), ex-prefeito de Iguatemi.

O Midiamax tentou entrar em contato com o presidente regional do PT, Marcus Garcia, para comentar as decisões da executiva estadual, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. 

Conteúdos relacionados