Dilma viaja e Marco Maia assume Presidência em meio a crise política
Em meio à crise política que tem azedado a relação entre o Executivo e o Legislativo, a presidente Dilma Rousseff (PT) passará uma semana fora do Brasil, em uma agenda internacional na Índia. O vice-presidente, Michel Temer (PMDB), primeiro sucessor, também está no exterior, e a partir desta segunda-feira a Presidência estará sob o comando […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em meio à crise política que tem azedado a relação entre o Executivo e o Legislativo, a presidente Dilma Rousseff (PT) passará uma semana fora do Brasil, em uma agenda internacional na Índia.
O vice-presidente, Michel Temer (PMDB), primeiro sucessor, também está no exterior, e a partir desta segunda-feira a Presidência estará sob o comando do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).
A presidente embarca para Nova Déli na noite deste domingo para um encontro com as principais economias emergentes do Mundo, os Brics, formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O principal assunto da pauta multilateral será os efeitos da crise econômica e a proposta de criação de um banco único de desenvolvimento dos Brics. Dilma aproveitará a viagem para ter compromissos bilaterais com o premiê indiano Manmohan Singh, com quem deverá assinar acordos de cooperação técnica nas áreas ambientais, cultural, científica e tecnológica. Segundo estimativas do Itamaraty, a previsão de transações comerciais entre os dois emergentes até 2015 é da ordem de US$ 15 milhões.
Outro tema de destaque que poderá passar superficialmente na reunião dos Brics, mas com destaque na agenda com a Índia é a reforma das Nações Unidas, em especial a do Conselho de Segurança. Ao lado de Alemanha e Japão, Brasil e Índia compõe o grupo de quatro países que aspiram um assento permanente no órgão.
A China, que já possui cadeira permanente e poder de veto, tem resistência ao Japão. Tanto para os chineses quanto para os russos, uma mudança estrutural da instituição não é um tema muito agradável.
Por essa razão, o tema deverá ser aprofundado no encontro entre Dilma e Singh, que comandam os dois emergentes de olho na reforma institucional da ONU. Em viagem desde a última quinta-feira, o vice-presidente Michel Temer está em Seul (Coreia do Sul), onde representa o Brasil, a pedido da presidente Dilma, na 2ª Cúpula sobre Segurança Física Nuclear.
O Brasil tem uma posição tradicional de incentivar o desarmamento e a não-proliferação de armas nucleares. Temer volta a Brasília na quara-feira, quando assume interinamente a Presidência da República até o fim da semana.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.