Dilma deve indicar nos próximos dias seu último ministro do STF
O mundo jurídico aguarda para a próxima semana a indicação do futuro integrante do Supremo Tribunal Federal. O escolhido pela presidente Dilma Rousseff irá substituir o ex-presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou em virtude de ter atingido a idade-limite de 70 anos para permanência na vida ativa da magistratura. A vaga […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O mundo jurídico aguarda para a próxima semana a indicação do futuro integrante do Supremo Tribunal Federal. O escolhido pela presidente Dilma Rousseff irá substituir o ex-presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou em virtude de ter atingido a idade-limite de 70 anos para permanência na vida ativa da magistratura. A vaga aberta no Supremo é a última que a atual presidente da República terá até o final do seu mandato, no primeiro dia de janeiro de 2015.
Até o momento, Dilma já indicou três nomes para a mais importante Corte de justiça do país, dois oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e uma do Tribunal Superior do Trabalho (TST): o carioca Luiz Fux, a gaúcha Rosa Weber e o catarinense Teori Zavascki. Caso seja reeleita em 2014, Dilma terá mais cinco vagas para indicar no Supremo: Celso de Mello, o decano, em novembro de 2015; Marco Aurélio Mello em julho de 2016; Ricardo Lewandowski em maio de 2018; Teori Zavascki em agosto de 2018 e Rosa Weber em outubro de 2018.
Durante os oito anos em que permaneceu no Palácio do Planalto, o antecessor de Dilma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou oito ministros para o STF. As nomeações o colocam como o presidente que mais indicou ministros para o STF desde o fim da ditadura militar, em 1985. José Sarney governou por cinco anos, até 1990, e escolheu cinco magistrados. Fernando Collor, derrubado por impeachment pouco antes de completar três anos na Presidência, indicou quatro. Itamar Franco nomeou apenas um, enquanto FHC três.
Os ministros nomeados pelo ex-presidente petista são Eros Grau (aposentado), Carlos Alberto Menezes Direito (falecido), Ayres Britto (aposentado), Cezar Peluso (aposentado), Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Dias Toffoli.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.