Dia Municipal do Enfrentamento à Exploração Sexual Infantil terá ação social

A Secretaria Municipal de Políticas, Ações Sociais e Cidadania (SAS), no mês de novembro promove ações voltadas para o Dia Municipal do Enfrentamento à Exploração Sexual Infantil. No dia 9 de novembro, acontece a mobilização geral, a partir das 8 horas, na avenida Afonso Pena, esquina coma rua 14 de Julho, com a distribuição de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Políticas, Ações Sociais e Cidadania (SAS), no mês de novembro promove ações voltadas para o Dia Municipal do Enfrentamento à Exploração Sexual Infantil. No dia 9 de novembro, acontece a mobilização geral, a partir das 8 horas, na avenida Afonso Pena, esquina coma rua 14 de Julho, com a distribuição de materiais educativos alusivos à campanha.

A mobilização pretende chamar a atenção da sociedade para ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, tal violência é considerada um fenômeno que ocorre em todas as classes sociais e em escala mundial. De acordo com o portal Rede Amiga da Criança, o Fundo das Nações Unidas para a Infância aponta que cerca de um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo a cada ano.

A mobilização tem a participação do Comitê de Enfrentamento da Violência e da Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (Comcex-MS), Conselho Tutelar das regiões Norte, Sul, Centro, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do adolescente (CEDCA).

Ações nos Creas

A partir desta segunda-feira (5) até sexta-feira (9), das 7h30min às 17h30, as atividades acontecem nos Creas Sul, Norte e Centro, junto às famílias. As ações estarão concentradas em atividades alusivas à defesa dos direitos da criança e do adolescente e ao conhecimento do Estatuto da Criança do Adolescente.

Consciência Negra

No dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, os Creas Sul, Norte e Centro preparam, a partir das 7h30min atividades para destacar o Dia da Consciência, celebrado em todo o país. Esta data marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi, personagem histórico, representa a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil.

Conteúdos relacionados