Desembargador Santini receberá título de Cidadão Coxinense nesta quarta-feira

Durante as festividades de comemoração do 114º Aniversário do Município de Coxim, a Câmara Municipal entregará nesta quarta-feira (11), o título de Cidadão Coxinense ao desembargador Luiz Carlos Santini, que se aposentou na última semana. A sessão solene está marcada para às 19h30. Santini é paulista de Bauru e ingressou na magistratura em 1977, ano […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Durante as festividades de comemoração do 114º Aniversário do Município de Coxim, a Câmara Municipal entregará nesta quarta-feira (11), o título de Cidadão Coxinense ao desembargador Luiz Carlos Santini, que se aposentou na última semana. A sessão solene está marcada para às 19h30.

Santini é paulista de Bauru e ingressou na magistratura em 1977, ano da criação do estado de Mato Grosso do Sul. Formou-se em Direito na década de 1960, em sua cidade natal. Tem Especialização na USP e na PUC em Direito Administrativo e Direito Tributário. Em 1977, ingressou na magistratura de MS na Comarca de Aparecida do Taboado. Três anos depois, por merecimento, foi promovido para a 1ª Vara Cível de Aquidauana e, em 1984, por antiguidade, foi promovido para a 2ª Vara Cível em Campo Grande.

A área acadêmica também teve papel de destaque na carreira do magistrado, que idealizou e criou o curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde foi professor das disciplinas de Teoria Geral do Estado e Ciências Políticas, de Introdução ao Estudo do Direito e de Direito Constitucional, no período de 1996 a 2008. Também lecionou no período de 1973 a 1977 em outros cursos e instituições no interior paulista, e de 1985 a 1996 na Capital sul-mato-grossense.

Em 1987, por permuta, passou a titularizar a 1ª Vara Cível da Capital e, em 1991, por antiguidade, foi promovido ao cargo de desembargador do TJMS. Santini exerceu o cargo de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça no biênio 1999/2000.

Assumiu a presidência do TJMS em 1º de fevereiro de 2011 e se aposentou na última semana, quando transmitiu o cargo de presidente ao Des. Hildebrando Coelho Neto.

Conteúdos relacionados