Desafio da agricultura é minimizar riscos, diz senador Moka

Ainda que os preços das commodities agrícolas estejam em alta, o setor agropecuário carece de políticas públicas que permitam um planejamento a longo prazo e minimizem os efeitos das oscilações geradas pelas crises internacionais. A avaliação é do senador de Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka, um dos participantes no Seminário MS Agro, realizado pela […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ainda que os preços das commodities agrícolas estejam em alta, o setor agropecuário carece de políticas públicas que permitam um planejamento a longo prazo e minimizem os efeitos das oscilações geradas pelas crises internacionais. A avaliação é do senador de Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka, um dos participantes no Seminário MS Agro, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul) no próximo dia 20.

“Os preços das commodities têm estimulado os investimentos no campo. Porém, o Estado ainda carece de políticas públicas para um planejamento de longo prazo visando minimizar os efeitos de crises mundiais e internas, além da elevação dos custos de produção”, avalia. A redução de riscos, avalia o senador, também passa pela mudança do modelo exportador de produtos primários e de investimentos na autossuficiência da produção de insumos e defensivos. “Outro ponto fundamental para o setor é a modernização do atual sistema modal, para redução no custo do transporte”, adianta Moka.

O MSAgro tem entrada franca abordará temas estratégicos como análise do mercado e do cenário do agronegócio no Estado, uma provocação para a reflexão e a troca de idéias entre os participantes. Inicia com a palestra do economista e professor da USP, José Roberto Mendonça de Barros. Terá, também um talk show com presenças como do presidente da Monsanto , André Dias. A mediação é será do especialista em agronegócio e professor da Esalq/USP, Marcos Jank,.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Famasul – www.famasul.com.br. A Famasul fica na Rua Marcino dos Santos, 401, bairro Chácara Cachoeira. Mais informações no (67) 3320-9700.

O evento é realizado pela Famasul, Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). Conta com a parceria da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), Bolsa Brasileira de Mercadorias, Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS (Fundems), Granos Consultoria, Monsanto, Organização das Cooperativas Brasileiras de MS (OCB/MS) e Sebrae/MS.

Sobre a Famasul – A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) é uma das 27 entidades sindicais que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem atuação voltada para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representa os interesses dos produtores e dos sindicatos rurais do Estado. Como representante do homem do campo, a Famasul põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 16,6% do PIB sul-mato-grossense e responsável por parcela substancial da produção industrial de Mato Grosso do Sul.

Acesse www.famasul.com.br.

Conteúdos relacionados