Desaceleração brasileira impacta vizinhos negativamente–Fitch
Uma desaceleração maior que a esperada da economia brasileira está ampliando a perda de ritmo já enfrentada por Argentina e Uruguai como resultado da desaceleração global, afirmou relatório da agência de classificação de risco Fitch Ratings nesta sexta-feira. “Enquanto ambos os países sentem o impacto da desaceleração brasileira, sobretudo por meio de um declínio nas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma desaceleração maior que a esperada da economia brasileira está ampliando a perda de ritmo já enfrentada por Argentina e Uruguai como resultado da desaceleração global, afirmou relatório da agência de classificação de risco Fitch Ratings nesta sexta-feira.
“Enquanto ambos os países sentem o impacto da desaceleração brasileira, sobretudo por meio de um declínio nas exportações, a Argentina parece mais vulnerável que o Uruguai”, avaliou a chefe de qualificação soberana da Fitch para a América Latina, Shelly Shetty.
“Problemas econômicos da Argentina têm sido exacerbados pela desaceleração brasileira, com políticas domésticas intervencionistas anteriores possivelmente restringindo a extensão de sua recuperação em 2013, quando o crescimento do Brasil é esperado que mostre recuperação novamente”, completou.
Enquanto a depreciação do real desde julho de 2011 tem tido um impacto negativo na competitividade das exportações de Argentina e Uruguai ao Brasil, suas vendas ao país parecem estar dirigidas, sobretudo, a uma demanda doméstica brasileira mais frágil, acrescentou o comunicado.
A composição comercial da Argentina torna suas exportações mais sensíveis ao ciclo econômico brasileiro, enquanto uma grande parte consiste em automóveis e autopeças negociados exclusivamente com o Brasil, avaliou a Fitch.
Por outro lado, as exportações de commodities, que podem ser mais facilmente realocadas, representam uma grande parte das exportações do Uruguai ao Brasil, tornando a balança comercial do país vizinho menos sensível às mudanças na demanda doméstica brasileira.
Notícias mais lidas agora
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
Últimas Notícias
Empresa receberá R$ 268,5 mil para fornecer material didático para professores de Rio Verde de Mato Grosso
Educadores fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais
Motorista invade calçada e derruba postes na Lagoa Maior em Três Lagoas
Segundo a policía, as marcas de pneus indicam que o veículo estava em alta velocidade
Prefeitura de Amambai adota o guarani-kaiowá como língua cooficial
Lei municipal prevê a adoção do guarani-kaiowá como língua cooficial, autorizando atendimentos e emissão de documentos no idioma de comunidade indígena.
ICMS de compras internacionais sobe para 20% em todo o país a partir de abril de 2025
Decisão foi adotada durante reunião do Comsefaz e passa a valer a partir de 1º de abril do próximo ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.