Corumbá volta a registrar queimadas com quase 200 focos
Corumbá voltou a registrar queimadas após um período de chuvas e frios. Ao longo do ano, a cidade já contabiliza quase 200 focos, aponta monitoramento da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Entre os dias 1º de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Corumbá voltou a registrar queimadas após um período de chuvas e frios. Ao longo do ano, a cidade já contabiliza quase 200 focos, aponta monitoramento da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Entre os dias 1º de janeiro e 04 de maio de 2012, os satélites do INPE identificaram exatos 195 focos de incêndios florestais no município. Num longínquo segundo lugar aparece Porto Murtinho com 28 focos. Ao longo do ano, Mato Grosso do Sul teve 341 focos de queimada neste ano.
Os números de Corumbá deste ano estão bem acima da quantia registrada no mesmo período de 2011, quando entre janeiro e a primeira semana de maio, a cidade teve 46 focos contabilizados pelo INPE. Naquele mesmo período, Mato Grosso do Sul registrou 115 focos.
Cada satélite produz pelo menos um conjunto de imagens por dia. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais processa mais de 100 imagens por dia especificamente para detectar focos de queima da vegetação.
Para os satélites de órbita polar (NOAAs a 800 km de distância, e TERRA e AQUA a 730 km), os trabalhos de validação de campo indicam que uma frente de fogo com cerca de 30 m de extensão por 1 m de largura, ou maior, será detectada. Para os geoestacionários, a 25 mil km de distância, a frente precisa ter o dobro de tamanho para ser localizada.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Seca que atingiu MS em 2024 invadiu 59% do território brasileiro e é a maior da história
Segundo o Cemaden, a seca severa que afeta o Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje
Motociclista morre na Gunter Hans ao bater em meio-fio e ser arremessado por 11 metros
Motociclista não conseguiu parar, passou por cima da cabeça da vítima e fugiu do local
Bêbado, motorista é preso ao bater em semáforo em frente ao Batalhão de Trânsito em Campo Grande
Frente do veículo ficou destruída após a batida no início da manhã deste domingo (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.