Corumbá mantém tradição e banho de São João atrai multidão ao Porto Geral
Movidos pela fé em São João Batista, milhares de pessoas desceram a ladeira Cunha e Cruz na noite de sábado, 23 de junho, para homenagear o Santo, responsável pelo batismo de Jesus Cristo segundo a Igreja Católica. A manifestação, única em Corumbá, une diferentes crenças em torno da devoção à figura religiosa universal. Para os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Movidos pela fé em São João Batista, milhares de pessoas desceram a ladeira Cunha e Cruz na noite de sábado, 23 de junho, para homenagear o Santo, responsável pelo batismo de Jesus Cristo segundo a Igreja Católica. A manifestação, única em Corumbá, une diferentes crenças em torno da devoção à figura religiosa universal. Para os umbandistas, João Batista é uma das manifestações do orixá Xangô, entidade que agrupa espíritos voltados para a saúde e o conhecimento.
É esse sincretismo religioso que faz do Banho de São João de Corumbá uma festa diferenciada, onde os andores são a atração principal. O vai e vem das imagens é incessante ao longo da ladeira durante toda a noite. E quando se cruzam, os fiéis cumprimentam-se através dessas imagens. Tudo isso chama a atenção da população e atrai muita gente ao Porto Geral. “Fé, tradição, folclore, cultura, festa popular. O São João da minha terra é tudo isso e muito mais”, definiu a bióloga Michelle Saboya Ravanelli ao Diário.
Diz a tradição que quem passa por baixo de sete andores, seja mulher ou homem, consegue um amor em menos de um ano. É a fama de casamenteiro que São João conquistou no Pantanal sul-mato-grossense. “Pelo menos comigo funcionou”, afirmou Michelle, casada há seis meses com o advogado Paulino Albaneze. Mas como a noite é de diversão, mesmo quem já é casado não abre mão de ser abençoado pelos andores.
Por volta das 23 horas, o andor oficial da Prefeitura trouxe consigo os cururueiros, outra tradição do arraial de Corumbá. São eles que comandam a cerimônia do erguimento do mastro com a bandeira de São João. O siriri tocado pelas violas-de-cocho, pelos mochos e ganzás, dá o ritmo caipira para a cerimônia. À meia-noite, um show pirotécnico deu boas vindas ao Santo, cujo dia é celebrado neste domingo, 24 de junho. O espetáculo iluminou o céu da cidade por cerca de cinco minutos.
Nas primeiras horas do dia 25, a passagem dos andores rumo a Prainha diminuiu. Nesse momento as atenções se voltaram para a ferradura, onde o palco de shows foi montado neste ano. Duplas regionais embalaram o público até perto das 3 horas da manhã, conforme foi recomendado pelo 6° Batalhão de Polícia Militar. Nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada no perímetro do Arraial do Banho de São João.
Nacional
A festa será uma das atrações do Globo Rural, programa exibido nacionalmente pela Rede Globo. Durante todo o sábado, o repórter José Hamilton Ribeiro e sua equipe percorreram casas de festeiros registrando os preparativos para o Banho de São João. Na casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), ele conversou com os cururueiros, com integrantes da Banda de Música Manoel Florêncio e participou da festa promovida pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.