Corumbá mantém tradição e banho de São João atrai multidão ao Porto Geral

Movidos pela fé em São João Batista, milhares de pessoas desceram a ladeira Cunha e Cruz na noite de sábado, 23 de junho, para homenagear o Santo, responsável pelo batismo de Jesus Cristo segundo a Igreja Católica. A manifestação, única em Corumbá, une diferentes crenças em torno da devoção à figura religiosa universal. Para os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Movidos pela fé em São João Batista, milhares de pessoas desceram a ladeira Cunha e Cruz na noite de sábado, 23 de junho, para homenagear o Santo, responsável pelo batismo de Jesus Cristo segundo a Igreja Católica. A manifestação, única em Corumbá, une diferentes crenças em torno da devoção à figura religiosa universal. Para os umbandistas, João Batista é uma das manifestações do orixá Xangô, entidade que agrupa espíritos voltados para a saúde e o conhecimento.

É esse sincretismo religioso que faz do Banho de São João de Corumbá uma festa diferenciada, onde os andores são a atração principal. O vai e vem das imagens é incessante ao longo da ladeira durante toda a noite. E quando se cruzam, os fiéis cumprimentam-se através dessas imagens. Tudo isso chama a atenção da população e atrai muita gente ao Porto Geral.  “Fé, tradição, folclore, cultura, festa popular. O São João da minha terra é tudo isso e muito mais”, definiu a bióloga Michelle Saboya Ravanelli ao Diário.

Diz a tradição que quem passa por baixo de sete andores, seja mulher ou homem, consegue um amor em menos de um ano. É a fama de casamenteiro que São João conquistou no Pantanal sul-mato-grossense. “Pelo menos comigo funcionou”, afirmou Michelle, casada há seis meses com o advogado Paulino Albaneze. Mas como a noite é de diversão, mesmo quem já é casado não abre mão de ser abençoado pelos andores.

Por volta das 23 horas, o andor oficial da Prefeitura trouxe consigo os cururueiros, outra tradição do arraial de Corumbá. São eles que comandam a cerimônia do erguimento do mastro com a bandeira de São João. O siriri tocado pelas violas-de-cocho, pelos mochos e ganzás, dá o ritmo caipira para a cerimônia. À meia-noite, um show pirotécnico deu boas vindas ao Santo, cujo dia é celebrado neste domingo, 24 de junho. O espetáculo iluminou o céu da cidade por cerca de cinco minutos.

Nas primeiras horas do dia 25, a passagem dos andores rumo a Prainha diminuiu. Nesse momento as atenções se voltaram para a ferradura, onde o palco de shows foi montado neste ano. Duplas regionais embalaram o público até perto das 3 horas da manhã, conforme foi recomendado pelo 6° Batalhão de Polícia Militar. Nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada no perímetro do Arraial do Banho de São João.

Nacional

A festa será uma das atrações do Globo Rural, programa exibido nacionalmente pela Rede Globo. Durante todo o sábado, o repórter José Hamilton Ribeiro e sua equipe percorreram casas de festeiros registrando os preparativos para o Banho de São João. Na casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), ele conversou com os cururueiros, com integrantes da Banda de Música Manoel Florêncio e participou da festa promovida pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal.

 

 

Conteúdos relacionados