Corumbá fica na lista de 10 cidades com dentistas mais solidários do mundo

Corumbá ficou na lista das dez cidades que possui os melhores dentistas do mundo, segundo a Oscip Turma do Bem, que visa estimular o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas em todo o país para jovens carentes. Desenvolvendo ações voluntárias desde junho de 2011 em comunidades carentes de Corumbá e, este ano, chegando até a Bolívia, a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Corumbá ficou na lista das dez cidades que possui os melhores dentistas do mundo, segundo a Oscip Turma do Bem, que visa estimular o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas em todo o país para jovens carentes. Desenvolvendo ações voluntárias desde junho de 2011 em comunidades carentes de Corumbá e, este ano, chegando até a Bolívia, a cirurgiã-dentista, Renata Vaz, esteve representando a cidade no evento nacional ocorrido na última semana, no Teatro Abril, em São Paulo.

“Gostaria de agradecer a cada um que trabalhou individualmente e que não teve seu nome exposto no holofote, cada trabalho é essencial para o sucesso que a gente está tendo, que a cidade de Corumbá está tendo. Tenho que agradecer os que trabalharam e convidar os que ainda não estão participando e se sensibilizarem pela causa e vejam na nossa profissão de cirurgião-dentista que podemos fazer um pouquinho mais do que somente atender, podemos doar um pouquinho do nosso tempo e a gente já muda a vida de um jovem que não acreditávamos”, comentou Renata, coordenadora do projeto em Corumbá, e que agora, recebeu o título de embaixadora, recebendo como missão ir a Portugal para participar de uma triagem com crianças carentes daquele país.

Ela destacou o bom desempenho de Corumbá, lembrando que foram 900 cidades participantes da premiação. “É um reconhecimento do trabalho de cada um, significa que Corumbá é uma das cidades que tem os dentistas mais solidários do mundo porque estava concorrendo com cidades de Portugal, de toda a América Latina – México, Peru, Equador, Venezuela, Chile, enfim, diversos países e estamos entre os mais solidários. Isso significa que cada um doou um pedacinho da agenda, conseguiu fazer um trabalho voluntário que é muito bacana”, analisou.

Para a Turma do Bem, o Melhor Dentista do Mundo é aquele que mais fez por seu município. Ou seja: além de atender a jovens e crianças, ainda fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários.

“Nosso trabalho é de formiguinha, de repente, percebemos que estávamos em evidência. Corumbá sempre foi citada na premiação como um caso surpreendente, impressionante, usaram apenas ótimos adjetivos para nosso trabalho aqui”, frisou Renata, lembrando que ainda há muito jovem a ser atendido na região.

“Há tantos jovens que precisam passar pela cadeira do dentista e não estão tendo essa oportunidade. Tive relatos de crianças que atendi que nunca haviam recebido uma avaliação odontológica, isso porque a faixa etária que trabalhamos é a partir de 11 anos”, comentou a cirurgiã-dentista que já levou a proposta da Turma do Bem para a cidade de Ladário e as bolivianas de fronteira, Puerto Quijarro e Puerto Suárez.

“Em Ladário, já temos um coordenador que foi capacitado. É o doutor Marcelo Regenold de Freitas que deve, a partir de agora, desenvolver as ações na cidade vizinha. Em Puerto Quijarro, já tivemos a adesão de dois profissionais, mas ainda não conseguimos um coordenador que faça esse trabalho de visitar os outros dentistas, de ir em escolas, coordenar o esquema que funciona a TDB.”, afirmou Renata que dissemina o trabalho da Oscip na região.

Aliás, apesar do ótimo resultado alcançado, ela avalia que ainda há muito por fazer em Corumbá. Dentre uma de suas metas está conseguir a parceria com alguma empresa de radiologia. “Muitas crianças necessitam do uso do aparelho ortodôntico e isso só é possível após uma avaliação feita com um raio-x da boca. Para a gente, o número de exames que a empresa puder doar, será uma grande conquista”, solicitou.

Ela lembra que a rede de “amigos do bem”, como são chamadas as pessoas que ajudam a financiar as atividades da Oscip, precisa de mais integrantes, pois à medida que o trabalho vem crescendo, as despesas também.

“Apesar de o dentista atender voluntariamente, há todo o processo de correio, telefonema, carta registrada até que a criança sente na cadeira do dentista”, disse a coordenadora, lembrando que a triagem é feita de forma local, porém a seleção de qual criança será atendida é realizada na sede em São Paulo, que passa a fazer todo esse processo de encaminhamento do beneficiado ao profissional.

Para conhecer mais sobre a Oscip, basta acessar o site www.turmadobem.org.br. Interessados locais podem entrar em contato com a coordenadora Renata pelo telefone (67) 9974-5378.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados