Copa deve gerar R$ 142 bilhões em negócios, diz FGV

Um estudo elaborado pelo professor Pedro Trengrouse, da Fundação Getúlio Vargas, mostra que a Copa do Mundo de 2014 deve gerar R$ 142 bilhões na economia brasileira. O estudo também indica que o futebol tem potencial para quadruplicar a receita: os clubes de futebol geraram R$ 2 bilhões no ano passado, e o mercado pode […]

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Um estudo elaborado pelo professor Pedro Trengrouse, da Fundação Getúlio Vargas, mostra que a Copa do Mundo de 2014 deve gerar R$ 142 bilhões na economia brasileira. O estudo também indica que o futebol tem potencial para quadruplicar a receita: os clubes de futebol geraram R$ 2 bilhões no ano passado, e o mercado pode atingir R$ 8 bilhões ao ano. Os dados foram apresentados em São Paulo durante evento da Ambev para promover a marca Brahma.

“De 0,2% que o futebol representa no PIB brasileiro, poderia ir para 1,1%”, diz Trengrouse.

Os times pagaram R$ 1,1 bilhão em impostos sobre o faturamento, segundo o professor, e o poder executivo poderia ter arrecadado R$ 6,6 bilhões. “O Brasil tem a missão de gerar mais produtividade para a cadeia do futebol”, afirma.

De acordo com o estudo, uma em cada quatro cervejas é consumida no Brasil no contexto do futebol.

O documento também aponta que há 350 mil sócios torcedores, ou seja, aqueles com cartão fidelidade dos clubes, que facilitam a compra de ingressos para os jogos e oferecem descontos. “Isso é 0,2% do total de 145 milhões de torcedores que os times têm”, diz o professor, “e esse é o principal gap que os clubes brasileiros têm em relação aos estrangeiros”.

A Ambev anunciou hoje que está montando uma plataforma para dar desconto em supermercados para quem tiver cartão de sócio-torcedor de clube de futebol. Segundo a companhia, quem estiver em dia com o pagamento da fatura do cartão vai compensar o gasto da mensalidade com descontos no varejo.

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