“Contação de Histórias Infantis” acontece nesse sábado

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza mais uma edição do projeto “Conta uma História”, concretizado pelos alunos da Quinta Oficina Teatral de Criação e Montagem sob a supervisão do diretor de teatro Leandro Faria, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), nesse sábado (02 de junho), das 16h às 18h. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza mais uma edição do projeto “Conta uma História”, concretizado pelos alunos da Quinta Oficina Teatral de Criação e Montagem sob a supervisão do diretor de teatro Leandro Faria, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), nesse sábado (02 de junho), das 16h às 18h.

O projeto “Conta Uma História” acontece em um sábado do mês e consiste na leitura de textos da literatura infantil brasileira, de autores como Monteiro Lobato, Maria Clara Machado e Lia Luft, direcionada para crianças de 4 a 12 anos. O intuito é de despertar o gosto pela leitura e pelo universo lúdico das histórias infantis, incentivando a descoberta do prazer de ler, tanto das crianças, quanto dos pais.

“Esse mês o projeto traz os clássicos infantis como Pinóquio, João e Maria e Mogli, o menino lobo. Além das já tradicionais brincadeiras, músicas e desenhos. Queremos colocar pais e filhos para se divertirem juntos, e nada melhor que as histórias que povoam nosso inconsciente coletivo. Além disso, o pai ou filho que quiser, pode levar uma história para contar”, explica Leandro Faria, coordenador do projeto.

A arte de contar histórias é uma prática milenar que começou desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral, sendo intensificadas na Grécia Antiga e no Império Árabe, por meio das famosas histórias presentes na obra “As mil e uma noites”, contadas por Sherazade. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens.

A Contação de Histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribuindo no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada história.

A entrada é franca, mas serão recolhidas doações de alimentos, brinquedos e roupas, que serão doados para a creche Recanto do Girassol no jardim Anache.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

 

Conteúdos relacionados