Comissão vota projeto que torna gratuito transporte de bicicletas em ônibus interestaduais
Na próxima quarta-feira (12) a comissão de Infraestrutura (CI) pode votar em decisão terminativa projeto que altera a Lei n 10.233, de 5 de junho de 2001, determinando o embarque gratuito de bicicletas e bagagem que se enquadre em determinados parâmetros, no transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. O projeto de lei (PLS 113/2011) […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na próxima quarta-feira (12) a comissão de Infraestrutura (CI) pode votar em decisão terminativa projeto que altera a Lei n 10.233, de 5 de junho de 2001, determinando o embarque gratuito de bicicletas e bagagem que se enquadre em determinados parâmetros, no transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.
O projeto de lei (PLS 113/2011) do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) tem por objetivo atender especialmente os ciclistas, prejudicados pela falta de uma legislação específica sobre o transporte de bicicletas em ônibus interestaduais e internacionais.
Apesar de já ser assegurado o embarque de bicicletas desmontadas como franquia de bagagem, o senador disse que, “na prática, cada empresa decide arbitrariamente se leva as bicicletas dos passageiros e se elas estão sujeitas à cobrança de tarifas adicionais ou não”.
A proposição estabelece limite de 30 quilos e volume de até 300 decímetros cúbicos no bagageiro; e peso máximo de cinco quilos no porta-embrulhos.
A empresa pode cobrar adicional de até 0,5% no preço da passagem pelo peso excedido e até 20% desse valor se ultrapassadas as dimensões determinadas.
O relator, Cyro Miranda (PSDB-GO), destacou na análise do projeto o estímulo ao uso da bicicleta como “uma importante contribuição para a consolidação de cidades mais limpas e silenciosas, bem como para a própria saúde da população”.
Repenec
Na mesma reunião será votado o projeto que inclui os estados que integram a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura da Indústria Petrolífera (Repenec).
O projeto de lei (PLS 68/2011), do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), foi justificado pela necessidade de redução das desigualdades regionais, “ao beneficiar toda a área de atuação da Sudene, o Repenec ampliará seu impacto e evitará certas injustiças hoje presentes.”
O Repenec, instituído em 2010, concede incentivos para obras de infraestrutura nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos setores petroquímico, de refino de petróleo e de produção de amônia e ureia a partir do gás natural.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.