Começa pré-inscrição para o Instituto Mirim de Campo Grande

A partir desta terça-feira (13), os candidatos ao curso de qualificação sócio-profissional do Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) para o ano letivo 2013 já poderão fazer a pré-inscrição on-line. São oferecidas para o próximo ano 1,4 mil vagas para as duas unidades – do centro e do bairro Carandá. A pré-inscrição via internet acontece […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A partir desta terça-feira (13), os candidatos ao curso de qualificação sócio-profissional do Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) para o ano letivo 2013 já poderão fazer a pré-inscrição on-line. São oferecidas para o próximo ano 1,4 mil vagas para as duas unidades – do centro e do bairro Carandá. A pré-inscrição via internet acontece desde o ano passado e a modernização do processo gerou comodidade aos candidatos na inscrição, agilidade para a entrevista e no resultado.

Os critérios para participar da seleção continuam os mesmos. O candidato deve estar com idade entre 14 anos e seis meses a 15 anos e seis meses, escolaridade a partir do 8º ano e ter renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos. Para participar do processo é importante que o candidato tenha em mãos a certidão de nascimento e comprovante de residência (com o nome da rua, número e o CEP). Poderá apresentar também, caso tenha, o RG, a Carteira de Trabalho e o CPF para preenchimento dos dados solicitados no sistema. O prazo para o procedimento termina no dia 30 de novembro. Os dados do candidato informados incorretamente anularão a inscrição.

O processo de inscrição é simples e pode ser feito pelo endereço eletrônico www.capital.ms.gov.br/mirim. O responsável (pais) ou o próprio candidato podem realizar a inscrição na pré-seleção pela internet no bairro onde moram nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), na própria escola onde estuda (escolas municipais), nos telecentros, nos finais de semana nas escolas que têm o projeto Escola Viva/Escola Aberta ou de sua casa (se tiver computador com internet).

No portal de inscrição, o candidato vai encontrar informações detalhadas sobre o processo seletivo, documentação para o dia da entrevista (entre eles comprovante de residência, boletim escolar, comprovante de renda, cartão nacional de saúde/Sus e número de prontuário de saúde, entre outros). Sem a senha ou com documentação incompleta, o adolescente não poderá participar do processo de entrevista e poderá perder a oportunidade de participar.

A diretora do Instituto Mirim Denise Mandarano Castro destaca que após o cadastro on-line e gerada um documento/senha que vai apresentar o dia e a hora que o adolescente deve comparecer á entrevista, etapa obrigatória do processo seletivo. Na entrevista, além estar com a documentação, o jovem deve comparecer acompanhado do responsável legal. O resultado da entrevista deverá ser divulgado no final de janeiro.

Demanda

“Acreditamos que mais uma vez a procura vai ser grande, porque o Instituto Mirim é uma referência para o jovem se preparar para o mercado de trabalho”, disse Denise. No ano passado mais de 3.500 adolescentes se cadastraram no processo que selecionou 1.400 mirins. Atualmente, 1.200 jovens estão no mercado de trabalho contratados com interveniência do Instituto Mirim trabalhando em órgãos públicos e empresas particulares. A instituição atua há 30 anos em Campo Grande e já atendeu mais de 15 mil jovens.

De acordo com dados do IMCG, cerca 95% dos estudantes mirins que terminam o curso são inseridos no mercado de trabalho e 70% dos mirins trabalhadores ao encerrar o prazo máximo de permanência no emprego são contratados pela empresa. “Muitos deles após a experiência de um contrato de dois anos e ao completarem 18 anos são contratados pelos empresários. Isso demonstra que os jovens aproveitaram a oportunidade do primeiro emprego aplicando o conhecimento adquirido no Instituto Mirim”, salienta a diretora.

Experiência

No Instituto Mirim, os adolescentes recebem conhecimento focado no mercado de trabalho, aprendem teoria e práticas para o desempenho de tarefas de escritório, administrativo, atendimento, recepção e principalmente postura profissional e ética. Durante as aulas aprendem também matemática e português voltados para o mercado profissional, informática, filosofia e participam de oficinas de empreendedorismo.

A jovem Mariana Soares Albuquerque, 17 anos, foi aluna do Instituto Mirim e teve a oportunidade de trabalhar no setor administrativo da instituição. “Fiquei muito feliz com a chance de ter o meu primeiro trabalho e ter um salário. Dedico ao máximo porque a experiência está sendo muito importante para mim. Fiz amizades, fiquei mais responsável e disciplinada e sei que tenho um currículo que pode me destacar entre outros jovens”, argumenta Mariana.

A importância da experiência é também destacada pelo jovem Anibal de Souza Junior, 18 anos que foi contratado pelo Instituto Mirim no cargo de auxiliar administrativo. “Foi a primeira oportunidade que tive para trabalhar”, disse o jovem. Com o contrato em fase final, o Anibal comenta que o conhecimento adquirido vai abrir as portas para ele para empresas privadas. Essa é a mesma expectativa de Thayani Rocha Borges, 16 anos, que terminou o curso no ano passado e há seis meses trabalha no Instituto Mirim. “O trabalho exige responsabilidade e dedicação e estou aprendendo a ser mais segura no que faço”, disse a jovem.

Conteúdos relacionados