Comarca de Sonora implantará Projeto Padrinho nesta terça-feira

Nesta terça-feira (15), a partir das 18h30, uma equipe da Coordenadoria da Infância e Juventude de MS estará na Comarca de Sonora para o lançamento do Projeto Padrinho. A solenidade de lançamento será realizada na Câmara Municipal e será aberta à população. Na quarta-feira (16), aproximadamente 35 pessoas do Centro de Referência de Assistência Social […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta terça-feira (15), a partir das 18h30, uma equipe da Coordenadoria da Infância e Juventude de MS estará na Comarca de Sonora para o lançamento do Projeto Padrinho. A solenidade de lançamento será realizada na Câmara Municipal e será aberta à população.

Na quarta-feira (16), aproximadamente 35 pessoas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, coordenação do abrigo local, área da saúde, educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, além de psicólogos e assistentes sociais do Poder Judiciário que atendem na comarca.

De acordo com a psicóloga Rosa Pires de Aquino, que atua no Projeto Padrinho da Capital há 12 anos e fará a capacitação, em Sonora estão acolhidas 10 crianças na faixa etária de nove meses a 20 anos. Desse total, sete têm entre nove meses e 12 anos, e o restante de 13 a 20 anos.

Importante ressaltar que, de maneira inovadora, a execução da proposta será responsabilidade de técnicos do CREAS: Vanessa Santos Pereira (psicóloga), Mônica Josefa de Sá (assistente social), Zenia Pereira de Almeida (pedagoga), sob a supervisão do juiz Pedro Henrique Freitas de Paula, que responde pela comarca.

Durante a solenidade de abertura, para qual as autoridades locais já confirmaram presença, a comunidade conhecerá as diretrizes do Projeto Padrinho e será convidada a fazer parte do projeto.

A psicóloga Lilian Regina Zeola, integrante da equipe multiprofissional da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande também estará em Sonora para impulsionar novas ações do Projeto Adotar, que já existe na comarca.

A implantação do Projeto Padrinho é uma continuação da proposta da Coordenadoria da Infância e Juventude de MS que, em 2011, atuou levando a Coordenadoria às Comarcas, e faz parte do plano de ações para 2012, cujo objetivo é atingir 100% das 54 comarcas de Mato Grosso do Sul.

Conheça – Criado em Campo Grande, em junho de 2000, o Projeto Padrinho tornou-se referência nacional, proporcionando a centenas de padrinhos e afilhados a oportunidade de crescerem um com o outro, já que o objetivo principal é proporcionar aproximação entre a sociedade e as crianças/adolescentes em situação de acolhimento.

Existem diferentes opções de apadrinhamento para atender as necessidades de todos que desejam ser padrinhos:

– padrinho afetivo: proporciona atenção e carinho à criança abrigada;

– padrinho voluntário: faz algum tipo de trabalho esporádico nas entidades de acolhimento;

– família acolhedora: recebem a criança em casa até que o processo judicial seja concluído e definida a situação da criança, que será a adoção ou retorno à família;

– prestador de serviço: aquele que atende os abrigos de acordo com sua especialidade profissional, de maneira gratuita ou com ajuda material.

Na Capital e nas comarcas em que o projeto já foi implantado estão cadastrados como padrinhos professores de balé e judô, psicólogos, dentistas, enfim, profissionais das mais diversas áreas.

Em Campo Grande, o Projeto Padrinho atende cerca de 20 entidades, atua auxiliando o judiciário como um apoio técnico e ainda cria oportunidades de crianças fora da faixa etária de adoção convencional serem adotadas em razão do convívio familiar.

Conteúdos relacionados