Com Neymar, Santos tenta atrapalhar Grêmio na briga pelo título

O atacante Neymar volta ao Santos neste domingo (30) para enfrentar o Grêmio, no Olímpico, às 18h30 (Brasília), partida que fecha a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele atuou pela Recopa Sul-Americana na última quarta-feira, mas esteve suspenso pelo terceiro cartão amarelo na derrota para a Portuguesa. Sem Neymar, o rendimento do time de Muricy Ramalho […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O atacante Neymar volta ao Santos neste domingo (30) para enfrentar o Grêmio, no Olímpico, às 18h30 (Brasília), partida que fecha a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele atuou pela Recopa Sul-Americana na última quarta-feira, mas esteve suspenso pelo terceiro cartão amarelo na derrota para a Portuguesa.

Sem Neymar, o rendimento do time de Muricy Ramalho é de 25,4%, inferior ao lanterna Atlético-GO. Quando o camisa 11 está presente, o aproveitamento é de 74,1%, superior inclusive ao do Fluminense, atual líder da Série A.

 “A gente tem consciência disso. Sabemos que ele ‘chama’ 50% do time mesmo”, comentou Muricy. “Todo mundo sabe que ele é um atleta que faz muita falta para a gente, pelo talento que tem e pelo que ele representa para o futebol brasileiro. Ele é o melhor jogador do país”, afirmou.

Depois de jogar três partidas fora de casa e passar 13 dias fora de Porto Alegre, o Grêmio enfrenta o Santos, com Neymar, precisando vencer para continuar próximo do líder Fluminense, que tem sete pontos de vantagem para clube gaúcho, terceiro colocado.

O técnico Vanderlei Luxemburgo contará com time completo. Gilberto Silva e Zé Roberto foram poupados da partida da última quarta-feira, contra o Barcelona de Guayaquil, pela Copa Sul-Americana, e estão descansados para o jogo.

A equipe gaúcha deve pagar a multa de R$ 100 mil para liberar o lateral Pará, que pertence ao Santos e está emprestado ao Grêmio. O atacante Kléber deixou o gramado em Guayaquil se queixando de dores, mas deve ir para o jogo. O meia Elano, que fará seu primeiro confronto contra o ex-clube, também começa a partida, mesmo com o acúmulo de jogos.

O espírito da equipe, que fará neste domingo seu 60º jogo oficial na temporada, é resumido pelo pensamento do volante Souza, no desembarque da delegação nesta quinta-feira, em Porto Alegre: “o desgaste é menor do que a nossa vontade de ganhar”.

Após conquistar a Recopa Sul-Americana, o Santos sonha com uma vaga na próxima Copa Libertadores, mas precisa tirar 14 pontos do quarto colocado Vasco. O time terá dois desfalques para enfrentar o Grêmio. O lateral direito Bruno Peres e o esquerdo Léo foram vetados pelo departamento médico.

O jovem Douglas deve ser titular no lugar do primeiro, e Gérson Magrão foi confirmado na vaga do veterano. Curiosamente, o árbitro da partida deste domingo será o mesmo do jogo ocorrido no primeiro turno: o pernambucano Nielson Nogueira Dias. O Grêmio contestou bastante a atuação de Dias naquela derrota por 4 a 2, em 8 de julho.

Alegou falta de Neymar em Vílson no lance do primeiro gol do Santos na partida e que o árbitro não validou um gol legítimo de Kléber. O assistente Clóvis Amaral da Silva, escalado para este domingo, também atuou naquele jogo.

Conteúdos relacionados